13/11/2013

Ensino Fundamental II

Circuito Filosófico

Circuito Filosófico

Na manhã de 13 de novembro de 2013 ocorreu nas dependências da Escola um circuito filosófico envolvendo as três turmas de 8ª série. O evento contou com a presença de 10 acadêmicos do Curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel), sob a coordenação da Professora Ângela Caruso – Coordenadora do Curso de Filosofia da Ucpel.
Nesta oportunidade os alunos lassalistas participaram de diversas oficinas, tais como: Argumentação lógica; Futuro e sociedade; Gestalt, além de estabelecerem contatos espontâneos com os oficineiros para tratar de questões pessoais.
A atividade foi avaliada como positiva, tanto pela Escola (direção, coordenação, professores e alunos), quanto pelo Curso de Filosofia (coordenadora e acadêmicos). Segundo a avaliação de Kerous Etienne Daceus (frei capuchinho, haitiano e aluno da filosofia da Ucpel) a integração entre alunos e acadêmicos foi muito positiva:
“Foi muito bom o trabalho com as turmas. Eles são bem dispostos a aprender. Encontramos muita participação através dos debates propostos e muita pergunta da parte deles. Eles não têm medo de perguntar – algo que é muito bom.” 
Dentre os 10 acadêmicos havia, ainda, outros dois conterrâneos, confrades e colegas de aula Etienne chamados Maxes e Jean-Mary. Esta diversidade cultural não passou desapercebida pelos alunos que questionaram os freis-acadêmicos do Haiti com perguntas de toda a ordem. 
“Eles são muito curiosos com os estrangeiros, querem conhecer outra realidade fora de seu país, algo que faz parte da educação essa conciliação com outra cultura” diz Etienne.
Além disto, os alunos também aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre o Curso de Filosofia, sobre outros assuntos filosóficos e demais aspectos da vida de um jovem de 8ª série. Na avaliação da aluna Esther Martin “foi um dia muito importante no qual a gente saiu da nossa realidade, da nossa rotina para pensar sobre diversas coisas. Pensamos sobre as diretrizes do nosso próprio pensar; pensamos sobre o ponto de vista a partir de onde estamos pensando a vida, e também que se a gente trocar o ponto de vista trocará também a vista do ponto; pensamos sobre a argumentação e a forma como defendemos as nossas convicções; e pensamos sobre o que estamos precisando pensar muito neste momento de nossas vidas: pensamos sobre o futuro, no que a gente quer ser e que profissão queremos para nós” - afirmou a jovem lassalista.
No final da manhã foi feita, no pátio da Escola, uma avaliação partilhada. Nesta, a professora Cristiane Buss ressaltou a importância do estudo e apontou o testemunho das jovens e dos jovens acadêmicos que realizaram as oficinas na Escola. Outros professores, alunos e acadêmicos também se manifestaram ressaltando o clima de abertura da Escola, a disponibilidade dos acadêmicos e a efetiva participação dos alunos lassalistas nesta atividade considerada, por todos, de grande relevância para os alunos.
No final da atividade, antes das fotos e despedidas, os alunos enterraram no pátio da Escola uma cápsula do tempo contendo os seus sonhos. A caixa será desenterrada no dia 14 de novembro de 2016.
De tudo ficarão saudades, aprendizados, laços humanos de uma boa relação e a certeza de reencontros.
< voltar