13/12/2019

Rede La Salle inaugura suas Usinas Fotovoltaicas

Na manhã do dia 12 de dezembro foi realizado o evento de inauguração das Usinas Fotovoltaicas da Rede La Salle, na Quinta São José, em Nova Santa Rita/RS. As Usinas estão localizadas nos municípios de Nova Santa Rita/RS e Viamão/RS e, juntas, são capazes de gerar mais de 235.000 kWh por mês – capacidade essa que representa a recarga de mais de 780 mil baterias de celular. Entre os mais de 60 convidados presentes, estiveram o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Olavo José Dalvit, o Diretor de Missão da Província, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk, a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti e demais autoridades do município, representantes de empresas parceiras no projeto como a Fockink e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Irmãos e Colaboradores Lassalistas.

O evento teve início com a fala do Coordenador do Setor de Patrimônio da Rede La Salle, Sandro Baruffi, que comentou sobre o funcionamento das Usinas e como nasceu a ideia desse empreendimento: “A energia solar é a fonte de energia renovável de maior abundância disponível para geração elétrica no Brasil. Há um crescimento considerável nesse tipo de geração de energia e o Rio Grande do Sul está entre os principais produtores. A partir de uma boa experiência que tivemos na instalação de 350 placas fotovoltaicas no Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre/RS, iniciamos o projeto de ampliação dessa geração de energia para outras unidades da Rede La Salle”.

Após exibir o vídeo de apresentação (clique aqui e confira) das duas Usinas, o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Olavo José Dalvit, explicou sobre os objetivos da Rede La Salle nesse projeto que fortalece a missão Lassalista. Além da economia de energia que será gerada, o Ir. Olavo salientou que as Usinas também serão polos de estudos e pesquisas para projetos educativos da Educação Básica e do Ensino Superior.  “Queremos que todos possam desfrutar desse espaço de formação, inclusive alunos da rede municipal e estadual que queiram conhecer como funcionam as Usinas. O compromisso com o meio ambiente, que as instituições educativas precisam trabalhar sempre mais, tem aqui um espaço privilegiado. Estamos comprometidos com a formação integral e isso extrapola as estruturas escolares, os livros, as notas, entre outros. Somos convidados a olhar para a vida como um todo, integrados com a natureza e nos sentindo parte dela, sendo corresponsáveis”, comentou o Ir. Olavo.

Para finalizar, o público presente foi convidado a assistir o descerramento da placa de inauguração das Usinas e a participar de um coquetel de confraternização.

Saiba mais sobre as Usinas

A usina fotovoltaica de Viamão é formada por 2.520 placas solares que ocupam uma área de um hectare. Já a de Nova Santa Rita está localizada num terreno de 1,3 hectares e, ao todo, tem 3.600 placas solares. A obra das duas usinas teve início em novembro de 2018.

As duas usinas gerarão energia por meio da irradiação solar que, uma vez na rede elétrica, gera créditos junto às distribuidoras de energia. Com esses créditos, a Rede La Salle poderá gerar uma economia de até 60% no custo da conta de energia de 13 instituições de ensino do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rede La Salle