Pastoral Escolar

Pastoral Escolar

O SETOR DA PASTORAL tem por finalidade formar lideranças a partir da consciência crítica dos alunos. Auxiliamos na formação humana e cristã de cada um deles, para que, através da fé, do olhar de amor, cuidado e fraternidade, tenhamos crianças sadias e felizes.

 

A pastoral tem o propósito de colocar em prática o uso de valores como fraternidade, respeito, cuidado, ética e solidariedade em ações solidárias.

 

Dessa forma, colaboramos com o desenvolvimento das habilidades e competências de nossos alunos para que sejam protagonistas da sua história, ativos no processo de aprendizagem, autônomos para agir e pensar, conscientes das suas escolhas e tomadas de decisões e com horizontes e condutas que valorizam a filosofia Lassalista, reunida no tripé: FÉ, FRATERNIDADE E SERVIÇO.

Atividades da Pastoral

  • Pastoral da juventude
    fechar

    Pastoral da juventude

    Nos grupos de jovens do Colégio La Salle o aluno é desafiado a desenvolver uma atitude mais ativa, motivada e comprometida com o mundo que o cerca. O jovem de hoje deve ser capaz de interagir de forma transformadora com a realidade, contribuindo com a construção de um mundo melhor para todos, mais humano, justo e fraterno. As atividades dos grupos de jovens acontecem no período da tarde em encontros semanais.

  • Jornadas de formação para alunos
    fechar

    Jornadas de formação para alunos

    Periodicamente, a escola realiza jornadas de formação com alunos de todas as séries, reforçando o compromisso deles com a sociedade e o mundo que o cercam. Nas jornadas de formação, são abordados temas, tais como, relações interpessoais, diversidade e respeito às diferenças, igualdade de gênero e de raça, consciência ecológica e preservação da natureza, direitos fundamentais do homem, violência, pobreza e exclusão social, liberdade e responsabilidade, ética nas relações e no trabalho, política e cidadania. 

  • Retiros espirituais
    fechar

    Retiros espirituais

    Anualmente, o Colégio La Salle proporciona retiros espirituais aos alunos interessados em fortalecer sua experiência de fé e de relação com Deus. Nos retiros, que acontecem aos fins de semana, o aluno é convidado a confrontar o seu modo de ser com o modo de ser de Jesus Cristo, procurando compreender melhor a vontade de Deus a seu respeito.

  • Programa de voluntariado e ação social para jovens
    fechar

    Programa de voluntariado e ação social para jovens

    A Pastoral da Juventude proporciona aos alunos diversas oportunidades de atividade voluntária em organizações e entidades beneficentes da comunidade. O programa estimula o jovem a confrontar-se com a situação dos menos favorecidos e a dar a sua contribuição para a transformação dessa realidade.

  • Lideranças Juvenis Lassalistas
    fechar

    Lideranças Juvenis Lassalistas

    A Equipe de Pastoral da Província La Salle Brasil Chile promoveu o Curso de Lideranças Juvenis Lassalistas, com o tema “La Salle e Fraternidade: uma experiência de misericórdia”. O curso aconteceu na cidade de São Paulo – SP, e teve como objetivo a formação de líderes juvenis protagonistas do carisma lassalistas nas comunidades educativas.Do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante participaram os educandos Genilson Ferreira, Alef Henrique e Victória Ereuran.

    Conteúdo abordado durante o curso:

    • TEMA 1 - Introdução ao tema de liderança, Liderança como característica natural, Inseparabilidade entre liderança e grupo, Construção do ser humano, Desenvolvimento emocional, cognitivo, social e espiritual.
    • TEMA 2 - Liderança Juvenil em processo, Carisma Lassalista, Grupos de Jovens Lassalistas, Técnicas e dinâmicas para coordenar grupos, Perfil de Líder – Líder Coaching.
    • TEMA 3 – Projeto de Vida e Projeto Social, Abordagens teóricas, Liderança e comunicação, Projeto de Vida, Projeto de Sociedade.
Pastoral Escolar

Serviço Pastoral de Animação

 

Animador de Pastoral

 

Daniele Moura

daniele.moura@lasalle.org.br 

 

 

Telefone

3552-1494

Atendimento por E-mail

bandeirante@lasalle.edu.br