04/04/2024

Lassalistas param por 15min para ler

Esta semana o La Salle Medianeira todo parou para se dedicar a uma atividade um pouco esquecida em virtude da invasão tecnológica – ler um livro físico. Estudantes, professores e funcionários abriram obras literárias em sala de aula e até pelos corredores e dedicaram-se por 15min a degustar uma boa história.

O projeto de leitura foi lançado na quarta-feira, dia 3, pela Coordenação Pedagógica e professores envolvidos. Os estudantes, que já haviam sido orientados a trazer seus livros favoritos, ficaram sabendo dos detalhes da novidade no intervalo do recreio nos dois turnos.

A equipe organizadora, que inclui professores de literatura, Redação e Língua Portuguesa e as bibliotecárias da escola, explicaram que a parada da leitura será feita semanalmente, variando dias e horários.

A implementação envolve ainda a oferta de uma seleção de livros e artigos adequados à faixa etária dos alunos. Eles podem, contudo, escolher trazer suas obras de casa, de acordo com seu gosto e preferências.

Eles foram estimulados a sempre deixar seu livro de leitura na mochila, para não esquecê-lo e criar o hábito de pegá-lo para ler sempre que houver momentos livres na escola ou em casa, com a família.

O principal objetivo é fomentar o prazer pela leitura e desenvolver a habilidade de concentração dos alunos, incentivando-os a deixar um pouco de lado o bombardeio de informações do mundo digital facilmente acessadas pelos celulares, que muitas vezes dispersa e confunde.

“Essa iniciativa visa promover o hábito da leitura, incentivar a imaginação e o pensamento crítico, além de ampliar o repertório cultural dos estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica da escola, Marlete Gut.

Além disso, busca-se incentivar a autonomia e a criatividade por meio do contato com diferentes gêneros literários. Além de livros de ficção, os estudantes terão acesso a leituras selecionadas pelos professores sobre temas da atualidade, como o bullyng e fake news.

Serão artigos de opinião publicados em jornais, revistas ou blogs, crônicas, editoriais ou outros textos pertinentes a assuntos que estão em debate na sociedade e podem vir a ser tema de redação, por exemplo.

A primeira experiência do projeto parece ter cativado a comunidade educativa. Por 15min, as salas ficaram silenciosas, como em dias de prova. À tarde, os estudantes dos Anos Iniciais trouxeram livros grandes e coloridos e, ao término da leitura, compartilharam as histórias com colegas. Alguns optaram por ler em conjunto.

Para as crianças da Educação Infantil, a experiência foi ainda mais sensorial. Além de manusear os livros e criar suas próprias versões das imagens, algumas turmas ouviram contação de histórias na biblioteca, podendo interagir de outra forma com a leitura.

A apresentação do projeto também contou com o lançamento de um concurso para a escolha do nome e de um logotipo. Todos os estudantes poderão participar, inclusive as crianças, com a ajuda dos pais.