2ª série visita o Parque Estadual do Turvo

A turma da 2ª série do Ensino Médio visitou esta semana (01.04) o Parque Estadual do Turvo, reserva florestal localizada no município de Derrubadas, no extremo Noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a província argentina de Misiones e divisa com o estado brasileiro de Santa Catarina.

As professoras de Geografia, Débora Ruschel, e de Química, Rafaela Gunzel, acompanharam os estudantes, que tiveram uma aplicação prática do aprendizado teórico. O objetivo da viagem de Estudos foi capacitar os alunos a tomar decisões informadas sobre questões ambientais e a participar ativamente na preservação da natureza.

O principal atrativo turístico do parque é o Salto do Yucumã, uma das maiores quedas d’água longitudinal do mundo, com 1800 metros de extensão.

O Parque

Criado através do Decreto Estadual n° 2.312, de 11 de março de 1947, como Reserva Florestal, o Parque Estadual do Turvo foi uma das primeiras unidades de conservação instituídas no Rio Grande do Sul em 1954, através da Lei nº 2.440, de 02 de outubro de 1954, sendo a maior área protegida de proteção integral do Estado.

Com cerca de 17500 hectares, é o último refúgio para animais como a onça-pintada, a anta e o gavião-real (harpia) no Rio Grande do Sul. Por tais atributos é considerado por muitos ambientalistas como a área mais importante para conservação da fauna gaúcha ameaçada de extinção.

No contexto atual, o Parque Estadual do Turvo se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no Estado do Rio Grande do Sul.

Nela, são encontradas árvores com até 30 metros de altura, destacando- se o cedro (Cedrela fissilis), a grápia (Apuleia leiocarpa), a canjerana (Cabralea canjerana) e o louro (Cordia trichotoma).

Os objetivos básicos de parques cuja categoria o Turvo insere-se são a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.