22/11/2019

Palestra e projetos marcam Dia da Consciência Negra

Na Semana da Consciência Negra, a escola proporcionou ações de conscientização e valorização da cultura negra.

O professor de História, Leandro Alexandre, foi o palestrante  no dia 18 do tema “QUE CONSCIÊNCIA: Reflexões sobre a origem e reprodução do racismo na sociedade brasileira”, dirigida aos estudantes do Ensino Médio.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, houve reflexões e atividades com as turmas a partir do filme Invictos, que trata da tentativa de superação do preconceito na África do Sul através do esporte.

As atividades foram coordenadas pela professora de História, Lurdes Claudete Webler, com auxílio do professor de Educação Física, Ronaldo Alves.

À tarde os alunos do 3º e 5º anos criaram bonecas negras, com materiais recicláveis, caracterizadas com vestimentas e acessórios típicos da cultura.

No 3º ano, o trabalho partiu da leitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita", da escritora Ana Maria Machado.

As bonecas do 5º ano resgataram o esforço feito na época da colonização do Brasil pelas mães escravizadas que, no navio em que eram traficadas com seus filhos, arrancavam pedaços de suas próprias roupas para produzirem o brinquedo que era o único entretenimento das crianças.