29/08/2019

Obra de Florbela Espanca analisada em Café Literário

Um Café Literário promoveu o encontro das turmas da 2ª e 3º séries do Ensino Médio com o professor de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa da UFFS, Pablo Berned.

O motivo foi a obra da escritora portuguesa Florbela Espanca. Os poemas dela integram a lista de leituras obrigatórias da UFRGS para o vestibular deste ano.

O evento foi organizado pela professora de Literatura do La Salle Medianeira, Simone Rossetto, no Salão de Eventos da escola na manhã de quarta-feira, 28. Pablo resumiu para os estudantes um pouco da vida de Florbela e como as angústias da poetisa se refletiram na obra produzida.

Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os aspectos literários e culturais que levaram a obra de Florbela a ser melhor reconhecida neste século e valorizada nos estudos acadêmicos.

Quem foi a poetisa

Florbela d’Alma da Conceição Espanca (1894-1930), nome adotado por Flor Bela Lobo, foi uma poeta/poetisa e um dos mais importantes nomes da Literatura Portuguesa. Florbela abordou temas como amor, erotização, angústia e sofrimento, trazendo a figura feminina para suas obras.

A poeta portuguesa teve duas antologias publicadas em vida: Livro de mágoas (1919) e Livro de sóror saudade (1923). Outras três foram lançadas postumamente: Charneca em flor (1931), Juvenília (1931) e Reliquiae (1934). Além da poesia, a autora portuguesa escreveu para jornais e traduziu obras literárias. (Brasil Escola)