14/12/2017

Alunos levam literatura para além da sala de aula

Durante o ano, as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio aproximaram-se de obras literárias divulgando-as ao público. O Projeto de Literatura: um diálogo interativo e de ressignificação de clássicos e best-sellers, orientado pela professora de Literatura, Simone Rossetto, teve também o objetivo de revelar aos jovens o porquê do  valor consagrado dessas obras, já que os temas abordados são universais e atemporais. Além deles, foram trabalhadas obras mais populares na modernidade, os conhecidos best-sellers.

O projeto foi desenvolvido através da divisão de obras para duplas de alunos, que ficaram responsáveis pela sua apresentação aos demais colegas. Os critérios avaliativos basearam-se nos princípios que constituem a oratória (postura, vocabulário, tom de voz, entre outros), em aspectos literários básicos como breve biografia do autor, enredo, elementos da narrativa (foco narrativo, personagens, tempo, espaço) e na intertextualidade com outra(s) obras.

O principal critério avaliativo, porém, foi a interatividade, que expandiu o trabalho para além da sala de aula. Os alunos ficaram livres para escolher a maneira de divulgar a obra. Alguns publicaram em redes sociais, outros fixaram em murais e salas de aula citações ou ilustrações sobre a obra. Alguns grupos apresentaram a obra caracterizados como personagens da história, como em Olhai os Lírios do Campo. Os estudantes vestiram-se de médicos para representar a vida dos personagens principais Eugênio e Olívia.  Na obra A Culpa é das Estrelas, a dupla confeccionou marca-textos e distribuiu-os aos colegas.

No 1ª série do Ensino Médio, as obras trabalhadas foram: Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente; Dom Quixote de La Mancha - Miguel de Cervantes; O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë;  Orgulho e Preconceito - Jane Austen; O Cão dos Baskerville - Arthur Conan Doyle; O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger; Metamorfose - Franz Kafka; Terra Papagalli - José Roberto Torero; O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini; O Sol é para Todos - Harper Lee; A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak; O Menino do Pijama Listrado - John Boyne; Os Sofrimentos do jovem Wherter – Goethe; Olhai os Lírios do Campo -  Érico Veríssimo; A Culpa é das Estrelas - John Green.

Na 2ª série os livros apreciados foram:  Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco; Noite na Taverna - Álvares de Azevedo; A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo; Iracema / O Guarani/ Senhora - José de Alencar; A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães; Dom Casmurro - Machado de Assis; O Cortiço - Aluísio Azevedo; O Ateneu - Raul Pompeia; Orgulho e Preconceito - Jane Austen, e Contos Gauchescos -  Simão Lopes Neto, além dos filmes O Morro dos Ventos Uivantes e O Primo Basílio, baseados em obras literárias.