01/12/2017

Realidade Virtual aprimora experiência educativa

Conhecer um museu, escalar uma montanha, visitar o fundo do mar e ver peixes e golfinhos como se estivesse nadando com eles, mas sem sair da sala de aula. Essa tecnologia, que permite uma experiência sensorial capaz de transportar a pessoa para outro lugar começou a ser usada nas aulas do La Salle Medianeira.

Esta semana, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, que estudaram nas aulas de Física as questões da ótica, receberam kits da Rede La Salle para a montagem de óculos de realidade virtual, tecnologia capaz de enganar os sentidos com efeitos visuais e sonoros, permitindo a imersão em um ambiente simulado.

Com a orientação do professor Rafael Tolffo, os alunos montaram os óculos e acoplaram seus celulares próximos às lentes. Acessando vídeos da internet feitos com a tecnologia da realidade virtual, eles conseguiram sentir-se em ambientes variados e explorá-los. Através dos óculos, puderam olhar para todas as direções dos cenários mostrados tendo uma experiência bem mais próxima da real.

O primeiro contato com a tecnologia deixou os alunos empolgados. A partir do próximo ano, todas as turmas terão acesso à realidade virtual, principalmente nas aulas em que o seu uso torna o aprendizado mais completo e atrativo, como em Geografia, História ou Ciências.

Como óculos de realidade virtual funcionam?

Uma das bases da ilusão visual de uma nova realidade é forjar a atual. Para isso, uma simples imagem plana passada diante de nossos olhos não basta. A mesma poderia simplesmente ser encarada como algo falso.

Com o uso da estereoscopia, a ilusão de profundidade é criada, apresentando mais um elemento de imersão para a realidade virtual. Para que isso aconteça, duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho. O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.