28/11/2017

Alunos do 3º ano criam e apresentam telejornais

Apresentadores de tv, comentaristas, repórteres, entrevistados. Os alunos do 3º ano assumiram estes papéis em uma encenação que encerrou o estudo sobre os textos informativos na disciplina de Língua Portuguesa.

Organizados em grupos, os estudantes redigiram notícias para apresentá-las aos colegas em forma de um telejornal. Para isso, confeccionaram com material reutilizável aparelhos de tv, microfones e elementos do cenário onde os fatos ocorreram para que todos pudessem visualizar os acontecimentos narrados como se eles tivessem sido filmados.

Para simular um acidente de trânsito, um grupo chegou a montar uma faixa de pedestres e trouxe uma bicicleta como veículo transgressor. Enquanto relatavam o fato em forma de notícia, a cena se desenrolava como se tivesse sido captada por uma câmera de vigilância da rua.

Além da apresentação oral, os alunos entregaram o texto lido por escrito, que precisava obedecer certas características jornalísticas, como o que, como, quando, onde e por quê aconteceu.  O estudo desse tipo de texto começou com a leitura de jornais e revistas e a comparação entre gêneros textuais publicados em outras mídias , como a televisão, a internet e o rádio.

Além de conhecer diversas formas de textos que circulam em nosso meio, como artigos, anúncios, comentários, reportagens e notícias em geral, os alunos aprenderam a usar melhor os verbos, reconhecendo-os no presente, passado e futuro.

"As mídias são uma parte vital da nossa cultura e, portanto, todos devem ser capazes de ler e analisar notícias, documentários e mensagens publicitárias", lembra a professora Mágida Kohl Braga.