24/11/2017

Alunos da 2ª série percorrem trilha sensorial

A aula de Biologia sobre os sentidos humanos aguçou a percepção dos estudantes da 2ª série do  Ensino Médio, que percorreram uma trilha sensorial buscando identificar substâncias  e objetos através do Tato, da Visão, do Olfato e do Paladar.

A experiência foi organizada em estações, onde cada estudante era conduzido de olhos vendados por um colega ou professor  e colocado diante dos desafios do circuito.

A primeira estação da trilha foi o Olfato, cujo objetivo era identificar os alimentos e substâncias somente pelo cheiro, tais como: cebola, alho, álcool, desinfetante, café, canela, chá de camomila e orégano.

A segunda estação foi o Paladar, quando cada um provou de vários alimentos para a compreensão da diversidade de sabores percebidos na gustação. Os alimentos utilizados foram: melão, banana, maça, kiwi, maracujá, chocolate, goiabada e salgadinho.

O Tato foi a terceira estação, que buscou demonstrar, por meio de objetos distintos, a sensação que o tato nos proporciona através das mãos. Os materiais utilizados foram: formas geométricas, como o triângulo, o quadrado e a esfera, carrinho, esmalte, tesoura, tubo de cola, material gosmento, entre outros. Para a realização desta estação, os objetos citados anteriormente foram alcançados aos alunos, um de cada vez. "Solicitei aos alunos que expressassem as sensações do momento em que efetuaram o toque dos materiais da caixa", explica a professora Mariane Karas.

Na quarta estação foi trabalhada a Visão, cuja finalidade era demonstrar, por meio de figuras alusivas, as diferentes possibilidades de visualização, associando a visão com a imaginação. Os materiais eram figuras geométricas que se ''movimentavam'', figuras contendo várias imagens, e figuras com diferentes significados dependendo do ângulo em que olhamos.

A quinta e última estação abordava a Audição e seu objetivo era destacar a importância desse sentido em nossas vidas. Foram tocadas canções distorcidas e pedido para que identificassem de que música se tratava ou quem cantava.