24/11/2017

Eventos

Lassalistas recebem menção honrosa na 13ª OBMEP

Lassalistas recebem menção honrosa na 13ª OBMEP

Os alunos lassalistas Bernardo Afonso Rohr e Camila Anschau, do  9º Anoº,  e Gabriel Welter Hartmann, da 3ª série do Ensino Médio, receberam menções honrosas, junto com outros 5,7 mil estudantes de escolas privadas na 13ª edição das Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, a OBMEP teve 18,2 milhões de inscritos este ano.

O anúncio dos vencedores foi anunciado na quarta-feira (22) pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).Pela primeira vez a maior competição estudantil do país contou com participantes de 4.473 colégios particulares.

A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2018, em data a ser definida.

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

< voltar