21/11/2017

4º e 5º anos aprendem Biologia em Trilha Ecológica

Os alunos do 4º e 5º ano participaram do projeto da UFFS que ensina Biologia na prática. Eles percorreram, em área localizada nos fundos do prédio de Letras da universidade, oito estações de estudo onde observaram, com auxílio de professores e bolsistas do PET CIências, plantas como líquens, fungos e samambaias, algumas espécies dos Biomas Pampa e Mata Atlântica, plantas exóticas na região.

Em área de campo, eles coletaram flores e folhas das quais quiseram aprender mais. A trilha ecológica teve parada também na Casa Sustentável, construída pelos estudantes com argila, garrafas pet e outros materiais reaproveitável.  O percurso encerrou com a aplicação de um questionário aos alunos para avaliação dos conhecimentos aprendidos.

A trilha inicia à direita do auditório da UFFS (no antigo seminário, em frente à capela ). É uma trilha de baixo grau de dificuldade que pode ser facilmente realizada à pé. O acesso às estações oportuniza a participação de alunos de qualquer idade e grande interação entre eles e a natureza. O objetivo do projeto é abordar o conhecimento científico de forma acessível sobre elementos que formam a paisagem dos diversos ecossistemas e seus potenciais. Nesse contexto o uso de trilhas une o lazer ao reconhecimento e à interpretação do ambiente dentro de um enfoque educativo, ecológico e cultural.