05/04/2017

Recurso digital, vídeos e maquetes desvendam biomas

Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são os nomes que identificam os principais ecossistemas brasileiros. Os biomas nacionais são o foco da Campanha da Fraternidade 2017 e estão sendo objetos de estudo pelos alunos lassalistas.

O tema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e o lema: “Cultivar e Guardar a Criação” motiva a todos a conhecer todas as formas de vida desses ecossistemas utilizando recursos variados em sala de aula.

No Ensino Médio o trabalho foi aprofundado nas aulas de Biologia. Maquetes com materiais recicláveis ou reaproveitáveis recriaram os biomas na 1ª série do Ensino Médio, dinamizando e trazendo novos elementos para o aprendizado.

Os estudantes declararam ter ficado bem mais clara a identificação das características de cada ecossistema. No Dia da Água, 22 de março, a turma exibiu cartazes baseados em charges sobre o desperdício desse recursos indispensável à vida.

Na 2ª série, os alunos criaram vídeos, apresentando o tema de forma atrativa e até mesmo divertida. Eles mesmos filmaram e fizeram o áudio de cada vídeo usando a criatividade e elementos frutos de muita pesquisa. Acesse os vídeos AQUI!

A professora Mariane Karas também usou uma ferramenta digital - o Kahoot -  para criar um quiz, que as turmas da 2ª e 3ª séries responderam usando celulares.  As questões foram sobre ecologia, como populações, comunidades e relações ecológicas na natureza.  Os alunos da 3ª série trabalham ainda na confecção de um álbum sobre os diversos biomas.