11/04/2016

Convivendo com a Diversidade

É sempre uma alegria poder saudá-los e contar com a presença afetiva e efetiva da Comunidade Educativa. Atendendo a uma conformidade de Lei que trata das temáticas transversais: História e Culturas Diversas, informamos que no próximo dia 12 de abril, 3ª feira próxima, receberemos a visita de alguns componentes da Aldeia Indígena Kaigangues. Os professores de História, Eduardo Ferreira e Bruna Lacerda farão a mediação cultural. Esse projeto visa buscar o desenvolvimento da diversidade cultural no cotidiano escolar e também o espírito solidário. Sabemos que com a diversidade temos oportunidade de produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem, pois segundo Vygotsky “as crianças e os jovens são resultados de suas experiências da troca com o outro!” Para lidar com a diferença é importante que os alunos se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a prática pedagógica dos livros, das histórias, dos filmes, das músicas com a realidade.

CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE – 12/04/2016 (manhã)

* Abertura às 9h30min: Alunos reunidos na área coberta, introdução com o professor falando sobre Diversidade Cultural e a questão indígena no Brasil. - (prof. Eduardo).

* Palestra com Cacique José Vergueiro: cacique irá falar sobre a Cultura Kaigang, cotidiano do povo e desafios, será aberto momento para perguntas dos alunos.

* Apresentações das crianças Kaingangues: danças, pinturas no corpo e seus significados. (alunos sentarão em  círculo para assistir a apresentação, como forma de integração).

* Oficina e entrevista com Kaingangues – alunos do 6º ano – 4º e 5º períodos. Sob a coordenação dos professores Eduardo, Diéssi e Camila.

- Exposição e comercialização de artesanato: na hora do intervalo e saída (momento de convívio com Kaingangues).

Horário do intervalo: Das 10h às 10h30min

CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE – 12/04/2016 (tarde)

* Abertura (14 horas): Alunos reunidos na área coberta, introdução com professor falando sobre Diversidade Cultural e a questão indígena no Brasil. - (prof. Eduardo).

* Apresentações das crianças Kaingangues: danças, pinturas no corpo e seus significados. (alunos sentaram em forma de roda para assistir apresentação, como forma de integração).

* Entrega de doações: de forma simbólica, serão escolhidos alguns alunos para entregar doações para representantes dos Kaingangues.

* Exposição e comercialização de artesanato: no intervalo e no horário da saída (momento de convívio com Kainguangues).

Horário do intervalo:

1º e 2º anos: Das 15h25min às 15h55min;

3º, 4º e 5º anos: Das  16h às 16h30min .