Projetos Especiais

  • Viajar é Aprender Muito Mais!
    Objetivo: Possibilitar o conhecimento de novos lugares, o desenvolvimento social e cognitivo, o convívio entre os colegas, a ampliação da visão de mundo e o aumento da bagagem cultural. (Ensino Fundamental I e II)
     

    Roteiros para o Ensino Fundamental I:

    - 4º ano
    - 5º ano

    Roteiros para o Ensino Fundamental II:

    - 6º ano
    - 7º ano
    - 8º ano
    - 9º ano

  • Coffee by The Books

    Objetivo: Incentivar o hábito de leitura em um agradável momento de confraternização com a Comunidade Educativa. (todos os níveis)

    Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:

    • Ler por prazer;
    • Ler para estudar;
    • Ler para se informar.

    Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito. A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações

  • Feira Multidisciplinar

    Objetivo: Promover a prática da pesquisa científica, divulgando experiências que foram desenvolvidas ao longo do ano, em diversos componentes curriculares. (todos os níveis)

    Uma Feira Multidisciplinar é uma iniciativa que visa estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações tecnológicas e metodológicas de várias disciplinas que podem contribuir, significativamente, para o desenvolvimento de uma área do conhecimento, através da realização de eventos chamados "Feiras de Ciências ou Mostras Científicas", onde reunem participantes que exibem e/ou demonstram seus trabalhos pessoalmente, utilizando recursos diversos (imagem, vídeo, som, desenhos, textos) para ilustrar a apresentação.

  • Introdução à Pesquisa no Laboratório de Ciências

    Objetivo: Ampliar a curiosidade dos estudantes partindo da participação ativa e desenvolvendo o espírito crítico e criativo, em um contexto de situações-problema. (Educação Infantil Pré I e II e Ensino Fundamental I)

    "O uso desses ambientes facilita o acesso dos estudantes ao conhecimento científico construído ao longo da história", explica Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, doutora em Educação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para aprender os conceitos, os alunos são levados a levantar hipóteses sobre questões que os cercam, como os fenômenos naturais, e a procurar respostas por meio da observação, pesquisa e investigação. 

  • Orientação Vocacional

    Objetivo: Desenvolver atividades que levem o estudante ao autoconhecimento, a fim de prepará-lo para uma tomada de decisão consciente em relação ao seu projeto de vida. (Ensino Médio)

    A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. 

    O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade na tomada de uma decisão. Angústia e medo frente ao futuro leva-o, principalmente, a sentir-se inseguro e perdido, é comum esses sintomas aparecerem nesse período de definição. 

    A decisão é uma escolha pessoal. Cabe ao orientador acompanhar o orientando em suas reflexões, auxiliando-o a definir de maneira mais lúcida e segura sua escolha para que seja integrada, harmoniosa e feliz consigo mesma.

  • Simulando o Enem

    Objetivo: Preparar o estudante, seguindo as mesmas normativas estabelecidas pela prova. (Ensino Médio)

    O processo de aprendizado difere bastante de aluno para aluno. Por isso, é fundamental que durante o período de estudos se encontre a melhor técnica para absorver os conteúdos e realmente aprender o que está sendo estudando. É preciso que respeite o tempo e claro, dedicar-se bastante para descobrir com qual técnica se adapta mais.

    Realizar os simulados ajuda a absorver melhor as aulas que o aluno participou. Além disso, fazer os simulados permite que se repense o conteúdo aprendido, melhorando ainda mais a fixação do conteúdo que foi visto.

  • Metodologia OPEE

    Objetivo: Visa sensibilizar, motivar e orientar os participantes para que se tornem protagonistas de seus projetos de vida e adotem uma atitude proativa e responsável perante seus objetivos. (6º e 7º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

    Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo. Essas palavras compõem a sigla OPEE, criada há mais de dez anos pelo psicoterapeuta e educador Leo Fraiman, a partir da sua prática em salas de aula.

    Conheça mais sobre o Projeto em: http://www.opee.com.br/index.php/da-apostila-a-editora/

  • Expedição ao 6º ano

    Objetivo: Apresentar a proposta do Ensino Fundamental II para os estudantes do 5º ano.

    A Expedição é um evento em que a Equipe Diretiva apresenta aos estudantes a nova etapa da Educação Básica. Após esse primeiro momento de apresentação, os alunos se direcionam para as salas de aula e vivenciam toda a rotina de um estudante do 6º ano, com troca de períodos e variações de professores, com atividades diferenciadas.

  • Meu Estilo de Aprender

    Objetivo: Identificar o estilo de aprendizagem de cada aluno para poder ajudá-los a maximizar suas experiências educacionais encontrando caminhos para tornar seus estudos mais eficientes. (Ensino Fundamental II)

    Entendendo seu próprio estilo de aprendizagem, o estudante terá diversos benefícios, como: assumir uma postura adequada de acordo com o tipo de aula que está tendo; perceber quais os melhores e mais eficientes métodos de estudo para si e compreender em que tipos de provas ou testes é bom e em quais tem mais dificuldade.

  • Mostra de Arte e Literatura

    Objetivo: Expor os trabalhos realizados pelos estudantes durante o ano letivo, a fim de que todas as turmas, pais e responsáveis, possam apreciar. (todos os níveis)

    A utilização de projetos interdisciplinares como metodologia didática diversificada na prática docente é ressignificar a ação entre o ensinar e o aprender, possibilitando que sejam desenvolvidas as mais diversas habilidades que transcendem as paredes de uma simples sala de aula.