20/11/2014

Dia da Consciência Negra - 2014

Dia 20 de Novembro é o dia da Consciência Negra, essa data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Durante todo o ano os alunos trabalham temas ligados a História da África, assim como da valorização e reconhecimento dos afrodescentes como integrantes da história nacional. No entanto, alguns objetivos são reforçados ao longo da Semana da Consciência Negra, não com o objetivo de comemorar, mas sim de refletir e avançar na luta pela defesa por igualdade.

A Semana da Consciência Negra tem como alguns objetivos:

*Conscientizar os estudantes da importância dos negros na história do Brasil,

*Conscientizar os próprios negros da importância do resgate de sua história,

*Resgatar a história dos afro-brasileiros,

*Analisar a situação dos negros atualmente traçando objetivos e ações para o futuro.

*Identificar e estudar acontecimentos de curta, média e longa duração relacionada à questão;

*Reconhecer elementos da cultura brasileira herdados dos povos africanos.

*Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diferentes tempos e lugares, em suas manifestações culturais, econômicas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

*Valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como direito dos povos e indivíduos e como elemento de fortalecimento da democracia.

Para tanto, hoje foi um dia especial, a turma 201, após constantes estudos, liderou atividades de intervenção na escola. Anexou pela escola cartazes de reflexões sobre a situação histórica dos povos afrodescentes, valorizando os autores negros. Analisou reportagens atuais que refletem as desigualdades ainda presentes na sociedade. Expôs fotografias de trabalhadores negros, com o intuito de valorizar a trajetória de vida individual, mas em um contexto social amplo.

Para finalizar a turma 201, com a ajuda da turma 301, organizou o recreio “Faça a sua cabeça”, no qual os alunos se dispuseram a, não apenas pesquisar sobre a estética afro, como promover uma grande oficina de valorização e reconhecimento dessa estética, trançando cabelos uns dos outros. O resultado foi uma grande integração e trocas. Confira nas fotos!

Professora: Juliana Fraga