11/09/2019

Projeto Rio Limpo - Turmas 101, 102 e 201

Um dos mais belos rios do Rio Grande do Sul, o Rio Gravataí, infelizmente, está entre os cinco mais poluídos do País. A quinta colocação atribuída ao Rio Gravataí pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, se deve ao esgoto doméstico, ao lixo e aos resíduos industriais que são despejados diretamente em seu curso.

A Bacia do Rio Gravataí abrange: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Viamão. É responsável pelo abastecimento de mais de 1,2 milhões de moradores desses municípios. Cerca de 80 quilômetros do Rio Gravataí, pelo menos um terço, hoje, está comprometido pela poluição causada pelo ser humano. A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza, desde 2014, o Projeto Rio Limpo que tem o objetivo de promover a redução dos índices de poluição do Rio Gravataí e dos arroios que compõem a bacia hidrográfica, e conscientizar a população dos municípios abrangentes sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos e do esgotamento sanitário.

Nesse sentido, no dia 13 de agosto, os alunos da 1º e 2º série do Ensino Médio, do Colégio La Salle Esteio, tiveram a oportunidade de realizar uma saída técnica embarcada no barco-escola do Projeto Rio. Através de um Projeto Pedagógico construído pelas professoras Fabiane Meirelles - Geografia e Roberta Piuco - Biologia, no qual puderam conhecer o Rio Gravataí, o banhado Grande, os arroios e a fauna e flora da região; Analisar como a ação antrópica interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população; Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação; Desenvolver a pegada ecológica dos alunos, mostrando a importância dos recursos hídricos do nosso estado e conscientizar sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos e do esgotamento sanitário, colaborando para a transformação das práticas de uso dos recursos hídricos com foco no desenvolvimento sustentável.

Através da utilização de ferramentas digitais, os alunos desenvolveram um roteiro no Google Maps com todas as informações, fotos e vídeos realizados durante a viagem, produzindo conhecimentos de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professoras Fabiane e Roberta.