13/05/2016

Saída Cultural na Quinta da Estância

Na última terça-feira, dia 10, as turmas de 3° ano realizaram uma saída cultural na Quinta da Estância, a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil. Nem mesmo o horário da partida, 06h30min, desanimou os alunos, que desde cedo já ansiavam pela viagem. Com o objetivo de conhecer a cultura dos povos indígenas, as turmas vivenciaram o conteúdo de aula, recebendo explicações dinâmicas dos nativos e realizando atividades práticas: carregaram troncos e competiram no cabo de guerra durante a prova de força, cantaram e dançaram com jovens Guaranis e visitaram as tradicionais ocas. Conscientes de que o comércio artesanal é um dos meios de sustento do povo indígena da região, os alunos adquiriram belas confecções, incluindo colares, flautas e réplicas de arco e flecha para levar de recordação. Além da cultura indígena, os estudantes também conheceram o Sítio Arqueológico, visitaram o zoológico (formado por aves resgatadas de cativeiros), participaram de um circuito de esportes radicais (assim como as professoras Ana Crist, Denise e Raquel), conheceram o Urucum (matéria-prima de corantes e tinturas) e fizeram três reforçadas refeições, com deliciosos alimentos orgânicos produzidos no local. Ainda sobrou tempo para brincar no parquinho, descer ladeiras com carrinhos de lomba e passear no carretão, a "Limousine" da região. Aprecie as fotos!