10/05/2016

O RPG como incentivo à produção oral e escrita

O RPG, Role-Playing Game, é um jogo de interpretação de papéis em que os jogadores criam personagens, constroem histórias e vivenciam aventuras. O estilo existe desde meados da década de 70, chegando ao Brasil no início dos anos 90 e sendo utilizado no ambiente escolar apenas no século XXI. Aqui no La Salle Caxias, a professora Luciana, de Língua Portuguesa, trouxe o jogo para as turmas de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental buscando incentivar a produção escrita e oral dos alunos. Um castelo medieval foi definido como cenário da história e, através de um sorteio, cada estudante recebeu um papel a ser interpretado e elaborado. Escolhidas as características físicas, sociais e psicológicas dos personagens, as turmas reuniram-se e, após orientação inicial da professora, encenaram uma grande história improvisada, colaborativa e, principalmente, cooperativa. Ao final, os alunos transcreveram os acontecimentos da aventura, produzindo individualmente um novo final para ela.

8° ano9° ano