06/05/2016

Ensino Fundamental I

Hoje é Dia da Matemática!

O Dia Nacional da Matemática, comemorado hoje, 06 de maio, é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. As turmas de 3° ano foram as primeiras a celebrar a data, organizando um grande e belo trabalho interdisciplinar. Com as professoras titulares Ana Crist, Denise e Raquel, os alunos conheceram a história de Malba e assistiram ao filme “Donald no País da Matemágica”, contextualizando a matemática em diferentes situações. Após, as turmas foram divididas em equipes, participando de um circuito de diversas atividades que aprimoram o raciocínio lógico, incluindo sudoku, tangram, blocos lógicos, material dourado e xadrez. Já no ginásio, quatro equipes participaram de uma disputa animada: o professor Augusto, de Educação Física, ditava operações matemáticas e os alunos realizavam cálculos mentais para chegar à resposta, passando pelos colegas e buscando uma bola em cima de um cone. Já em Artes, com a professora Rita, o livro “Tarsilinha e as formas” foi inspiração para o aprendizado das formas geométricas, aguçando o olhar dos estudantes e preparando-os para uma releitura das obras de Tarsila do Amaral. Todas as atividades foram realizadas com muita alegria e dedicação por parte das crianças, mostrando que matemática não é difícil e pode ser muito divertida!