Conheça a Pastoral

Conheça a Pastoral

A Pastoral do Colégio La Salle Carmo zela pela vivência da vocação cristã e lassalista, auxiliando assim, na construção de um mundo mais humano, justo, solidário e fraterno. Também é a fonte onde a Comunidade Educativa encontra acolhida, tranquilidade, respeito, paz, conforto pessoal e espiritual. Pastoral é mais uma atitude daquele que entra em contato com os demais com responsabilidade, através do cuidado, da vigilância, do zelo, é colocar à disposição das pessoas aquilo que melhor lhes ajuda no processo de humanização e crescimento integral.
 
É uma instância de humanização de toda realidade educacional, vigiando sobre a estrutura, sobre os educandos e educadores, sobre as metodologias, de acordo com uma antropologia de base, que em nosso caso é a cristã. Assim, Escola em Pastoral é toda Comunidade Educativa, evangelizando, acolhendo, dialogando, fazendo de sua disciplina ou de toda sua ação um instrumento de humanização.

Projetos da Pastoral

Dentro das frentes de atuação, a Rede La Salle destaca o serviço de Pastoral, que busca tornar vivo o conceito de Comunidade Educativa em Pastoral, onde todos os educadores e serviços são convidados a serem “agentes evangelizadores” por excelência, corresponsáveis pela vivência dos princípios e ideais cristãos e lassalistas.  Este setor perpassa e envolve todas as pessoas da Comunidade Educativa, numa ação articulada, sobre o discernimento da realidade atual, reconhecendo as diferenças e o pluralismo existentes na escola. Também é a fonte onde a toda a Comunidade encontra acolhida, tranquilidade, respeito, paz, conforto pessoal e Espiritual. A Pastoral do Colégio La Salle Carmo contempla os seguintes projetos:

  • Grupo de Jovens
    fechar

    Grupo de Jovens

    O Grupo de Jovens busca promover a formação integral do jovem estudante, com encontros sistemáticos na escola, vivenciando, em cada realidade, os processos de formação a partir da educação e da fé. A dinâmica dos encontros do Grupo:

    • Fazer um trabalho de evangelização com jovens da comunidade;
    • Instigar a união e o respeito mútuo;
    • Solidificar os valores sociais e religiosos;
    • Desenvolver ações solidárias e humanas, seguindo os passos de Jesus;
    • Viver a filosofia lassalista;
    • Fortalecer o espírito do trabalho em equipe, por meio de reuniões semanais, incluindo momentos de oração para crescer na fé.
  • Campanhas de Solidariedade
    fechar

    Campanhas de Solidariedade

    As Campanhas de Solidariedade buscam proporcionar aos alunos, professores, funcionários e famílias, situações de partilha, vivenciando o sentido de sermos solidários para a  construção de um mundo mais justo e humano. Integram as Campanhas de Solidariedade do Colégio La Salle Carmo:

    • Recreio Solidário;
    • Campanha da Fraternidade;
    • Natal Solidário.
  • Círculos Restaurativos e de Construção de Paz
    fechar

    Círculos Restaurativos e de Construção de Paz

    Os Círculos consistem em criar espaços nos quais a comunidade educativa possa estar em conexão amorosa, melhorando os relacionamentos e resolvendo as diferenças.

    • Assessoria para os Círculos de Paz aplicados em sala, tanto para o planejamento quanto para a avaliação da atividade.
  • Celebração da Vida animada pelos educandos (às segundas-feiras, às 17h, na Capela)
    fechar

    Celebração da Vida animada pelos educandos (às segundas-feiras, às 17h, na Capela)

    Vide cronograma na sala dos Professores e/ou junto à Coordenação de Pastoral)

  • Retiro de Colaboradores e Docentes
    fechar

    Retiro de Colaboradores e Docentes

    Vide data na sala dos professores e/ou junto à coord. de Pastoral.

  • Pastoral do Canto
    fechar

    Pastoral do Canto

    Tem o objetivo de oferecer aos educandos, através da música, momentos de descontração e reflexão, com canções lassalistas, infantis e folclóricas. Oportuniza conhecimento e vivências através do ato de cantar e interagir.

  • Pastoral da Escuta
    fechar

    Pastoral da Escuta

    Acolhendo as tristezas, angústias e alegrias do outro, a Pastoral da Escuta tem o objetivo de auxiliar a Comunidade Escolar, através da escuta sigilosa e empática.

  • Pastoral da Oração (às quintas-feiras, das 15h às 16h, na Capela)
    fechar

    Pastoral da Oração (às quintas-feiras, das 15h às 16h, na Capela)

    Busca proporcionar a toda Comunidade momentos de oração, adoração, silêncio e reflexão junto à Capela.

  • Celebrações Litúrgicas e Festivas
    fechar

    Celebrações Litúrgicas e Festivas

    Importantes para a identidade cristã, contam com o envolvimento efetivo dos colaboradores e educadores do Colégio La Salle Carmo em diferentes ações, tais como: Páscoa, Dia de Nossa Senhora do Carmo, Dia dos Avós, Dia da Família, Ação de Graças, Natal entre outras.

  • Semana de La Salle
    fechar

    Semana de La Salle

    Conta com o envolvimento dos e educadores e educandos do Colégio La Salle Carmo.

  • Dia dos Avós
    fechar

    Dia dos Avós

    Tem o objetivo de integrar os avós, promovendo algumas horas de descontração e alegria junto aos seus netos (educandos da Creche).

Conheça a Pastoral

Contato

Para engajar-se nas atividades da Pastoral, entre em contato. Não deixe de participar e viver o cristianismo no seu dia-dia.
 
Responsável: Fabiana Fontana Andreis e Pe. Paulo Gasparetto

Telefone

54 3220-3500

Atendimento por E-mail

fabiana.andreis@lasalle.org.br