10/09/2021

Circular Informativa - Direção

Brasília, 10 de setembro de 2021

Prezada comunidade lassalista do La Salle Brasília

Viva Jesus em nossos corações!

Para sempre.

Iniciamos o mês de setembro e, para nós, cristãos católicos, é celebrado o mês da Bíblia. E um dos motivos que nos remetem a dedicar um mês inteiro para esse festejo solene é justamente porque, no dia 30 do respectivo mês, comemoramos o dia de São Jerônimo, o qual realizou a tradução da Bíblia dos idiomas originais (hebraico, grego e alguns trechos em Aramaico), para o latim, que era o idioma do povo.Para nós, lassalistas, o mês da Bíblia é marcado por atividades que, de alguma forma, contribuem para que nossos estudantes e colaboradores se aproximem da palavra de Deus. Destaca-se que, neste período, também é possível alimentar o Espírito de Fé em cada um, seguindo como inspiração o nosso Santo Fundador, São João Batista de La Salle.Dessa maneira, inspirados por este tempo especial, gostaríamos de compartilhar algumas informações relevantes para nossa comunidade educativa.

1 - Supervisão pedagógica: no dia 8 de setembro, incorporou-se à nossa comunidade educativa, para ocupar o cargo de Supervisora Educativa do La Salle Brasília, a professora Maria Clotilde Barros Leite Campos. A professora é uma profissional com bastante experiência na área da educação e, certamente, sua liderança contribuirá para a boa condução dos processos pedagógicos. Desejamos muito sucesso à professora Maria Clotilde nesta nova missão.

2 – Coordenação do 9° ano ao Ensino Médio: depois de ter conduzido a supervisão pedagógica do colégio no último mês, a professora Elisângela Figueiredo assumirá a coordenação pedagógica das turmas 9° ano e do ensino médio. Agradecemos à professora pela sua disponibilidade e desejamos sucesso em sua nova função.

3 - Novo canal de comunicação: com o objetivo de potenciar a comunicação, tanto interna como externa, com as famílias, o Colégio La Salle Brasília está implementando o aplicativo AgendaEDU. Enfatiza-se que, atualmente, nossa comunicação acontece por meio da rede social Whatsapp - que não se constitui como um meio formal de contato, mas que, sim, tem nos ajudado muito neste tempo de pandemia - e por nossos e-mails eletrônicos. A eleição desse novo aplicativo, portanto, ocorreu justamente pelos benefícios e pelas facilidades que teremos como comunidade educativa. Internamente, ressalta-se, já o estamos implementando, e o próximo passo será com as famílias, tanto que, no dia 10/9, chegarão e-mails com solicitações para que sejam baixados o aplicativo e a forma de se realizar o cadastro. Também serão disponibilizados alguns tutoriais para facilitar o bom uso da ferramenta. A AgendaEdu, por fim, nos ajudará também a, gradativamente, substituir a agenda física dos nossos estudantes, a fim de que, a partir de 2022, não seja mais utilizada esta antiga agenda para os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Clique para saber mais.

4 - Proavi: devido ao baixo número de participantes (responsáveis) no Programa de Avaliação Institucional, o prazo para participação foi postergado para o dia 10 de setembro. Ressalta-se que as informações coletadas servirão para desenhar planos de ações para melhorar vários aspectos do colégio a partir da visão dos partícipes. Contamos, assim, com a sua opinião. Link para a pesquisa: https://avaliacao.lasalle.edu.br/responsaveis/

5 - Processo de rematrículas (retificação da data):  a partir do dia 25/10/2021, iniciaremos o processo de rematrículas, o qual é exclusivamente destinado aos alunos matriculados em 2021, que deverão realizar o processo de renovação para 2022, de forma presencial ou via portal do aluno, com os dados de acesso do responsável financeiro. Não há qualquer pagamento a ser realizado no ato da rematrícula. A primeira parcela da anuidade de 2022 terá seu vencimento até o dia 10 de janeiro de 2022, e o pagamento desta é condição obrigatória para a confirmação da matrícula, conforme o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

6 - Processo de reserva de matrículas para novos alunos: a partir do dia 15 de setembro, iniciaremos processo de reserva de matrículas para novos estudantes para o ano 2022. Os interessados deverão contatar a secretaria do colégio para solicitar a reserva, enviar toda a documentação exigida, assinar o termo de reserva de matrícula e por fim pagar o boleto com vencimento para o dia 15 de outubro a título de uma antecipação do pagamento de matrícula, correspondente a R$300,00 reais, valor este que será deduzido da 1ª parcela de 2022. Todavia, em caso de desistência antes do início das atividades escolares, o valor será devolvido ao pagador, descontados os custos administrativos.

7 -  We Are La Salle: a partir de 2022, o Colégio La Salle Brasília implementará o seu próprio programa Bilíngue, o qual traz, consigo, a pedagogia e a filosofia lassalista em sua essência, para, com isso, promover o acolhimento e a educação integral/integradora. Dessa forma, alinhado à Proposta Educativa Lassalista, os estudantes desenvolvem habilidades linguísticas, sociais e culturais a partir de uma carga horária diferenciada. O Programa bilíngue atenderá as turmas da educação infantil ao 9° ano. Frisa-se que o programa We Are La Salle conta com a Chancela da Cambridge. Mais informações: https://lasalle.edu.br/programa-bilingue.
Em vista de tudo isso, reforçamos o nosso compromisso de seguir desenvolvendo, da melhor forma possível, nossa Missão Educativa, cuja base se alicerça sempre no apoio das famílias e dos nossos estudantes.

Um abraço fraternal em La Salle.

Ir. Edenilson Tatsch

Diretor