14/05/2015

Bibliotecas

Celebrar São João Bastista de La Salle

Celebrar São João Bastista de La Salle

De 11 a 15 de maio, a Rede La Salle celebra São João Batista de La Salle de modo especial. Confira a mensagem que o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Edgar Nicodem, compartilha com a Comunidade Lassalista sobre o Dia de La Salle!


Segundo a tradição, celebramos dia 15 de maio, a festa de São João Batista de La Salle. Recordar o nosso Santo Fundador é dar graças a Deus pelo dom que ele representa para o mundo da educação.  

La Salle soube analisar a realidade do seu tempo com lucidez. Mais do que traduzir as suas análises em belos discursos, soube encontrar no rosto das crianças e dos jovens uma clara urgência educativa. Na medida em que foi compreendendo que atender essa urgência educativa fazia parte do plano de Deus para sua vida, deixou-se conduzir por novos caminhos que mudaram radicalmente o sentido de sua vida. Além de contemplar o mundo das crianças e dos jovens com os olhos de Deus, La Salle assumiu um processo que o foi levando de compromisso em compromisso para configurar um novo horizonte em sua vida.

Pouco a pouco foi deixando o seu mundo social, cultural e religioso para constituir um novo grupo na sociedade e na Igreja. Com eles redesenhou a missão do educador, transformando-a em um ministério. Transformou a escola para torná-la acessível aos pobres e excluídos e redimensionou os processos pedagógicos.

Celebrar São João Batista La Salle é ler a realidade atual com os olhos da fé para descobrir nela os sinais da presença de Deus. É redimensionar continuamente os processos educativos para torná-los significativos para as crianças, jovens e adultos de hoje. Como o fizeram São João Batista de La Salle e os primeiros Irmãos, somos chamados a ser um sinal de esperança para os educandos que Deus coloca em nossas vidas. 

Neste dia em que celebramos a São João Batista de La Salle quero felicitar a todos os educadores lassalistas. Estamos conscientes do desafio que significa hoje educar as novas gerações. Contudo, temos plena confiança que através do seu esforço e fiéis à tradição lassalista saberão fazer a diferença na vida dos educandos. 

Fraternalmente em La Salle,

Ir.  Edgar Genuino Nicodem - Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle

< voltar