Blogs

A verdade sobre educação infantil

 

 

 

As crianças aprendem brincando! Eis aí toda a verdade. Pode ser que você tenha ouvido da sabedoria antiga que, se a criança estiver demasiadamente quieta, ela está doente. Não deixa de ser verdade – ou um bom indício de que a criança possa estar com problemas. É também com base na sabedoria dos nossos antepassados que concluímos que a brincadeira é, por excelência, o viés de aprendizado quando tratamos de crianças.


Com o despertar da sociedade moderna para um período específico de desenvolvimento chamado infância, foi possível também melhor compreender as nossas crianças, púberes, adolescentes... enfim, adquirimos maior conhecimento sobre o desenvolvimento humano e como melhor lidar com as necessidades de cada etapa e as crises inerentes a elas.


Por vezes, a família, ou mesmo a unidade escolar, força o aprendizado, a leitura e a escrita e felicita-se pelo fato de as crianças, na pré-escola ou ainda antes, saberem ler ou escrever. Todavia, a pressa, também neste caso, não é garantia de qualidade. Sejamos cuidadosos! O fato de dominar algumas aprendizagens de forma prematura não significa que o estudante seja intelectualmente avançado ou tenha um quociente de inteligência maior.

 

Quando da escolha de uma escola para matricular o estudante na Educação Infantil, verifique se ela, além da aprendizagem – alfabetização –, também possui espaços e atividades que permitam à criança a interação com os colegas por brincadeiras e descobertas que a capacitarão para lidar com as dificuldades particulares do processo desenvolvimental.

 

Incapazes de grandes abstrações intelectuais e ainda muito imaturas para enfrentar as agruras da vida adulta, elas, as crianças, “treinam” para encarar as dificuldades que a vida nos impõe por intermédio da brincadeira. Nesse sentido, propiciar momentos e oferecer espaços adequados para que as crianças possam brincar e também apreender é indispensável às instituições de ensino verdadeiramente comprometidas com a excelência na educação.

 

Jonas Eder Cerbaro, fsc.

5 motivos para escolher o Colégio La Salle Botucatu

 

 

 

Escola é tudo igual? Eis aí uma pergunta que gera inúmeras discussões. Nós, do Colégio La Salle Botucatu, cremos que não, pois nos destacamos e nos diferenciamos de outras escolas. Primamos por uma aprendizagem sistemática, exigente e consistente, num clima educativo que busca a formação integral, que desenvolve competências, habilidades, valores, autonomia, liderança e criatividade. 

Sabemos que toda decisão requer estudo, aprofundamento e clareza para que seja assertiva. Assim, escolher uma escola para o seu filho(a), é um processo de aprendizado, busca e realização de expectativas. Para auxiliá-los nessa caminhada, oferecemos e clarificamos o que você e seu filho(a) encontrarão em nosso Colégio. Vamos juntos na realização de seu sonho!

 

Educação de qualidade

 

A qualidade de um colégio se expressa pelos resultados e pela formação de bons cidadãos. O La Salle Botucatu, ao longo de seus 60 anos de história, tem ficado nos primeiros lugares em aprovações nos vestibulares e Enem em nossa cidade e na região. O La Salle Botucatu coloca à disposição do(a) estudante todas as ferramentas de que ele vai precisar para cursar uma boa universidade. Também formamos excelentes cidadãos que contribuem com a comunidade local e global. O aluno que estuda e se forma em nosso Colégio alcança seus sonhos e está preparado para o mundo.

 

Formação humana

 

A qualidade educativa que prezamos passa também por uma formação humana integral. Desde a fundação da Rede La Salle, a partir da filosofia e espiritualidade deixada pelo nosso Fundador São João Batista de La Salle, o objetivo é formar boas pessoas para a sociedade. O aluno formado em nosso Colégio participa de projetos e atividades que almejam desenvolver  empatia, respeito, pró-atividade, protagonismo, enfim, valores trazidos da família e potencializados pelo Colégio. O futuro cada vez mais demandará esses valores e habilidades. Nós já estamos olhando para isso, e você?

 

Projetos diferenciados 

 

A atual geração de alunos e as futuras gerações nos desafiam para olharmos além da sala de aula, dos conteúdos propriamente ditos. Nesse sentido, desenvolvemos projetos com viés pedagógico e humano para que nossos alunos tenham uma formação integral e integradora. Os alunos têm a oportunidade de participar do grupo de jovens (Pajula), de campanhas de arrecadação de alimentos, esportes, gincana, festival de artes, semana das profissões, visitas pedagógicas, ciclo de palestras e uma série de atividades extras.

 

Foco no futuro

 

Olhar para o horizonte e tê-lo como meta é o que nos move. Educação é eternamente sonhar com o melhor para os nossos alunos. Estar à frente do nosso tempo.  Para nós, o horizonte é o futuro, vivenciado já no presente. É por isso que parcerias com o Google For Education, o Programa Bilíngue e uma educação pautada em competências, habilidade e valores, capacitarão os estudantes para enfrentarem a realidade futura.

 

Bons professores

 

O ensino de qualidade, uma formação humana integral, o desenvolvimento de projetos diferenciados e um olhar para o futuro, passam pelas mãos dos professores. Por isso, temos orgulho de dizer que os nossos professores são os melhores. O professor do Colégio La Salle Botucatu tem uma formação completa. Licenciados, mestres e doutores compõem o nosso time. Além disso, prezamos pela formação continuada, onde o professor se qualifica constantemente, sempre atento às demandas dos alunos e da educação do futuro.

 

Aqui descrevemos alguns elementos centrais de nosso Colégio, para conhecer mais, venha nos fazer uma visita. Você se encantará com a estrutura física e com a qualidade pedagógica. Realize seu sonho de estudar em um Colégio que tornará suas expectativas em realidade.

 

Ir.Fábio Kolling