29/04/2020

#LaSalleCovid19

Coronavírus: campanha lassalista em resposta à emergência do Covid-19

A pandemia levou ao fechamento temporário das escolas, mesmo que as atividades não tenham sido interrompidas graças ao uso das plataformas oferecidas pela rede. Com a #LaSalleCovid19 “queremos que estudantes, educadores, professores e voluntários continuem se sentindo parte da família lassalista global”, lê-se no comunicado dos Irmãos das Escolas Cristãs.

#LaSalleCovid19 é o nome da campanha de conscientização promovida em 80 países pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas) junto com a Fundação Internacional De La Salle de Solidariedade para arrecadar fundos, destiná-los aos pobres e responder de maneira mais eficaz e incisiva à emergência do Covid-19.

“Com uma hashtag será mais fácil encontrar-se nas redes sociais e partilhar com amigos e colegas de classe de outros países mensagens de esperança, fotos e vídeos, partilhar as iniciativas que os lassalistas estão realizando no âmbito local a fim de ajudar a própria comunidade, como a distribuição de alimentos, produtos de higiene e a realização de máscaras e refúgios seguros”.

Dentre os objetivos, o de “ajudar os mais vulneráveis”. “Mesmo que seja uma pandemia global”, continua o texto, “o coronavírus ainda não chegou a todos os lugares e quando isso acontecer, suas repercussões mais graves ocorrerão nos países mais frágeis. A implementação dos protocolos de saúde usados no 'Primeiro Mundo' colocará os países em desenvolvimento à prova”.

À luz da difusão repentina e de sua agressividade, o vírus criou problemas significativos, mesmo nos países mais bem equipados e de vanguarda, no que diz respeito aos cuidados de saúde. “Como as medidas de distanciamento social podem ser implementadas numa favela? Como lavar as mãos frequentemente sem água corrente? Como os sistemas de saúde mais frágeis enfrentarão as necessidades médicas de tantas pessoas? Como saberão quem está transmitindo o vírus sem fazer um teste?”, se perguntaram os membros da família lassalista.

“Por esse motivo, a campanha #LaSalleCovid19 também é um apelo para angariar fundos a fim de responder às necessidades imediatas das realidades mais frágeis. Apoiar os países mais vulneráveis ??significa ajudar a impedir o mais rápido possível que o vírus circule por todos nós.”

O Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs foi fundado em 1680 por São João Batista de La Salle. Hoje, a família lassalista é formada por cerca de 4 mil irmãos que, junto com 90 mil educadores e numerosos colaboradores leigos ajudam mais de 1 milhão de alunos de todas as idades em cerca de 1.100 centros educacionais de todos os níveis e graus em 80 países.

A Fundação Internacional De La Salle de Solidariedade é uma organização sem fins lucrativos envolvida em projetos de desenvolvimento educacional que trabalha principalmente onde os lassalistas estão presentes, a serviço dos grupos mais vulneráveis. Por meio dos centros educacionais, são interceptadas as solicitações das realidades locais e realizados os programas sustentáveis numa média de 25 países a cada ano.

Fonte: Vatican News (para acessar a fonte original clique aqui)