11/03/2016

Lassalistas no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Lassalistas no combate ao mosquito Aedes Aegypti Projeto da Faculdade La Salle Estrela

Aderindo à Campanha do Ministério da Educação, a Rede La Salle engaja-se no combate ao mosquito Aedes Aegypti, com orientações que iniciam em sala de aula e se perpetuam para as ruas.

Nesse mês, as turmas do Ensino Fundamental I do La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste/SC, assumiram o papel de agentes mirins. Depois de estudarem em sala de aula sobre esse mosquito e suas graves consequências, os estudantes e educadoras fizeram um mutirão de conscientização nas proximidades Colégio com o objetivo de informar a população.

Em Estrela/RS, a Faculdade La Salle realizou uma blitz em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Foi feita abordagem sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika e sobre como evitar os criadouros. Os professores também estão debatendo o assunto com os alunos em aula.

Já na volta às aulas do Unilasalle-RJ, de Niterói, os estudantes são convidados a embarcar em uma aventura. Pegando carona no filme “Jogos Vorazes”, o Núcleo de Ação Comunitária da instituição decidiu lançar os “Jogos Solidários”. A ideia é fazer com que os alunos desempenhem ações de voluntariado em uma gincana. Na programação, a ação “Não deu Zika” promove essa semana a limpeza de áreas comuns para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Também há a contribuição de itens de higiene.

No Colégio La Salle Caxias, de Caxias do Sul/RS, os alunos da turma 61 associaram pesquisa, criatividade e conhecimentos em geometria espacial buscando eliminar possíveis focos do mosquito em suas residências e arredores. A aluna Marina Costa, por exemplo, criou um panfleto de alerta e distribuiu 100 cópias em sua comunidade.

Aula Inaugural – Trazendo informações importantes sobre o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, acontece no dia 22 de março, às 19h, no Salão de Atos do Unilasalle Canoas/RS, a Aula Inaugural do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano com o tema “Dengue, Zika e Chikungunya: como prevenir?”. O evento tem entrada franca e terá a presença do Secretário da Saúde do Estado do RS, João Gabbardo dos Reis, além da fala do Prof. Dr. Jader da Cruz Cardoso.

Acompanhe aqui no Portal da Rede La Salle mais novidades sobre o combate ao Aedes. E acesse o Facebook da Rede para conferir fotos. Clique aqui.