19/05/2016

Trajetória de Malala é tema de debate entre séries

A trajetória da jovem paquistanesa símbolo da luta pelo direito à educação feminina, Malala Yousafzai, tornou-se tema de debate entre os alunos do Ensino Fundamental do Colégio La Salle São João.

A ideia foi proposta pelo 9º ano que trabalhou o livro “Eu Sou Malala” entre as indicações literárias feitas na disciplina de Língua Portuguesa. Conforme a professora, Cristiane Obst, a proposta foi mostrar aos alunos a importância da educação para crianças e jovens a partir da história de uma menina que ficou conhecida por lutar pelo seu direito de estudar.

Os alunos foram além da leitura. Pesquisaram sobre a jovem ativista em outras fontes como o documentário produzido pelo jornal The New York Times e o discurso que Malala fez na Assembleia Geral da ONU, em 2013. No ano seguinte, foi vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

Ao tomarem conhecimento de que as turmas do 5º ano também iriam trabalhar o tema nas redações semanais que costumam fazer, os alunos do 9º ano se propuseram a partilhar o estudo feito e instrumentalizá-los para a produção textual.

“Malala, parabéns pela sua coragem, você é uma grande inspiração para todos... uma menina muito especial e sonhadora” escreveu a aula Pietra. “Você me inspira. Gostaria de mudar o mundo como você”, registrou Eduardo Bochi. Ambos são do 5º ano.

Foram bate-papos, exibição de vídeos e criações artísticas em um trabalho integrado entre séries que reforçou o objetivo inicial de tornar conhecida a história de Malala e oportunizar aos alunos reflexões sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam a biografia da jovem.