15/03/2016

Alunos dão início ao uso do iPad na sala de aula

Os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais/EF estão dando início às atividades do projeto “Ipad na sala de aula”. Quinzenalmente, as turmas recebem um um laboratório móvel contendo 15 tablets para a realização das atividades. O processo é conduzido pela equipe do Laboratório de Informática.

Nessa terça, 15 de março, foi a vez da turma 131 dar início ao uso da ferramenta. Durante um período, os alunos exploraram a ferramenta de forma livre como preparativo para os trabalhos que serão orientados pela professora através de aplicativos com caráter pedagógico.

O projeto

No Colégio La Salle São João, o projeto “Ipad na sala de aula” teve início em setembro de 2013 e foi implantado pela EADes Desenvolvimento Humano, empresa focada na formação de gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento para o uso de tecnologias digitais.

Desenvolvido a partir de um diagnóstico completo e planejado de forma customizada para as instituições de ensino, o projeto busca despertar no professor o interesse em conhecer e utilizar as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente.

O foco da EADES é no uso do iPad como instrumento de transformação dos tradicionais materiais didáticos em conteúdo multimídia interativo, buscando a inovação das práticas escolares tanto no aspecto tecnológico quanto no curricular.

Entre as possibilidades do uso em sala de aula estão inúmeros aplicativos para o trabalho com conteúdo específico, realização de apresentações, pesquisa na internet, elaboração de textos, fotos e vídeos, criação de projetos interdisciplinares e produção de conteúdos para páginas virtuais.