18/07/2014

Projeto de alimentação saudável no Turno Integral

O Turno Integral é um espaço no qual as crianças se envolvem em diferentes atividades que estimulam a autonomia, criatividade e responsabilidade, bem como promovem a integração e a socialização com os demais colegas.

Neste sentido, destacamos alguns pontos relevantes trabalhados pelos alunos do Colégio La Salle São João que visam à qualidade das aprendizagens lúdicas e pedagógicas e o bem estar das crianças.

Falando de alimentação saudável
Ter uma alimentação saudável é de extrema importância em qualquer idade, principalmente durante a infância, pois as crianças estão em fase de crescimento. A alimentação ocupa um lugar especial na rotina dos alunos do Turno Integral.

Sob a orientação de uma nutricionista, as refeições são complementadas com uma variedade de frutas e verduras conforme a estação do ano. Dessa forma, é indispensável a higiene correta dos alimentos assim como o incentivo por parte dos educadores e pais na formação de hábitos alimentares saudáveis.

Muitas vezes, a correria do dia-a-dia dificulta a preparação de bons alimentos caseiros e faz com que recorramos a produtos industrializados que podem trazer uma série de riscos à saúde infantil.

O trabalho escolar junto às crianças prioriza um olhar diferenciado para o bom entendimento do que é uma alimentação saudável. Através de trabalhos com projetos e oficinas envolvendo a culinária, com diferentes técnicas de experimentação, esse trabalho permite uma aprendizagem alimentar correta e adequada para toda a vida.

(Texto Turno Integral)

Confira os depoimentos dos alunos:

Sofia Cassanego, da turma 032: “Eu gosto de comer muita coisa. Gosto de banana e laranja. A comida é boa".

Manuela Costa, turma 144, e Gabriel Mueller, turma 154: “A comida é muito boa, tem um gosto bom, é saudável, não tem muita gordura e é feita com amor e carinho. Gostamos do frango e das carnes com molho. Obrigado pela ótima comida e pela limpeza do refeitório".

Sofia Borges, da turma 111: “Ela é feita com amor. Adoro arroz e feijão. Obrigada tia Rose!”

Laura, da turma 131: “As cozinheiras fazem com ingredientes gostosos. São outras comidas diferentes que a gente pode experimentar. Gosto dos enroladinhos, bolinhos e barrinhas. Muito obrigada por fazerem essa comida gostosa".