04/08/2023

Intercâmbio 2023: imersão cultural e linguística

Uma experiência inesquecível para marcar a jornada escolar dos alunos do Colégio La Salle São João: recém-chegados da Inglaterra, destino do Intercâmbio de Férias da Rede La Salle, os sete intercambistas trouxeram na bagagem novas amizades e muitas vivências culturais, sem falar do inglês, que foi aprimorado da melhor forma: com conversações a todo momento.

Théo de Ávila Carrera (8º ano/EF), Gabriel Scotti (1ª série/EM), Gabriel Guerra (1ª série/EM), Isabela Coletti (1ª série/EM), Lauren Weber (1ª série/EM), Artur Caldasso (3ª série/EM) e Clara Gabriela Bezerra (3ª série/EM) vivenciaram uma programação diferenciada na capital inglesa, com aulas ministradas por professores nativos no Wellington College e passeios culturais por diversas cidades. Operacionalizada pela Birds Intercâmbio, a viagem foi realizada de 15 a 30 de julho.

“Foi excepcional” contou Artur Caldasso. As aulas foram bem didáticas e a convivência com diferentes nacionalidades incentivaram “a melhorar o ouvir e falar inglês; e os passeios pelas cidades ajudaram a conhecer a cultura de Londres”, relatou o aluno. Sobre a prática diária de falar o idioma, “a gente se solta mais para falar inglês”, disse Lauren.

“Uma coisa muito legal foi visitar os museus e ver as obras que a gente só conhecia pelos livros” conta Théo, que gosta muito de História e adorou os passeios culturais. Ele conta que, para se comunicar com a família, cuidava a diferença nos fusos horários e destaca que, além da integração com os estrangeiros, fez amizade com os lassalistas de outros estados brasileiros que integravam o grupo.

Para Clara Gabriela, tudo era novidade. “O que mais me tocou foi fazer muitas amizades e conversar com jovens da França, da Armênia, da Turquia... Meu inglês melhorou muito”. A aluna comentou sobre a adaptação à programação, que foi repleta de atividades e atrações: “Uma coisa muito boa foi que a gente estabeleceu uma rotina”.

Uma coisa é certa: eles voltaram muito felizes e gratos por essa oportunidade, bastante incentivada pelas famílias. A alegria e a saudade dos novos amigos são contagiantes e, só de conversar com o grupo e ouvir as boas histórias da viagem, já dá vontade de embarcar e viver essa jornada incrível e inesquecível!