21/07/2023

Alunos do Ensino Médio constroem carrinhos de rolimã

Os carrinhos de rolimã fizeram a alegria da infância de muita gente, não é? Pois aqui no Novo Ensino Médio do Colégio La Salle São João, ele não só diverte, mas ensina muito! No itinerário Prepara La Salle de Matemática, os alunos da 2ª série/EM aplicaram conhecimentos da geometria plana para desenvolver um veículo divertido e funcional.

Com uma proposta sustentável, os carrinhos foram construídos no Espaço Maker utilizando materiais recicláveis e reaproveitando recursos de um projeto anterior. Um dos destaques foi o uso inteligente de cadeiras e assentos descartados pelo Colégio. Os alunos encontraram uma maneira criativa de incorporar esses elementos à confecção, adicionando conforto aos usuários e contribuindo com a consciência ambiental local.

Da teoria, conceitos como o cálculo de áreas e perímetros foram utilizados para projetar e dimensionar adequadamente o veículo. Eles precisaram considerar a estabilidade, o equilíbrio e a resistência do carrinho, garantindo que suas dimensões e proporções fossem precisas. Esse estudo, aliado à seleção cuidadosa dos materiais, conferiram resistência, segurança e um bom desempenho nas descidas.

Da prática, habilidades importantes como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas foram essenciais para superar desafios e buscar soluções inovadoras. Com o carrinho pronto, os alunos puderam ver o resultado tangível da articulação entre teoria e prática e da autonomia e do protagonismo sobre a aprendizagem.

Clique aqui e assista alguns momentos do trabalho.