28/10/2021

Filomático: a relação entre Matemática e Filosofia

Em diferentes contextos, a Matemática sempre esteve relacionada com a Filosofia. Partindo da curiosidade dos alunos sobre essa relação entre ciências humanas e exatas, os professores do 8º ano/EF desenvolveram o projeto Filomático.

De forma interdisciplinar, o trabalho está sendo realizado por meio de pesquisas e abordagens que envolvem aspectos como o pensamento filosófico na matemática, as contribuições da Filosofia e da Matemática na ciência e a importância histórica e cultural dessas áreas do conhecimento.

Utilizando perfis no Instagram, os filomáticos (como são chamados os alunos que integram o projeto), estão partilhando grandes descobertas sobre a vida e obra de pensadores como Platão, Galileu Galilei, Descartes, Pascal, Tales de Mileto, Pitágoras, Aristóteles, Gottfried Leibniz e Gottlob Frege.

Na atividade final, a tarefa foi utilizar os conhecimentos de Arte para representar, por meio de imagem, como seriam os filósofos nos dias de hoje.

Clique nos perfis e conheça o trabalho dos Filomáticos do 8º ano/EF: @lssj181@lssj182 e @lssj183