03/10/2016

Institucional

Prêmios SINEPE: Audiências Públicas nos dias 5 e 6

Prêmios SINEPE: Audiências Públicas nos dias 5 e 6

Nos dias 5 e 6 de outubro, os professores do Colégio La Salle São João, responsáveis pelos projetos finalistas dos Prêmios SINEPE/RS 2016, defendem seus projetos em Audiências Públicas. As audiências acontecem na sede do SINEPE/RS (Av. Praia de Belas, 1212 - 12º andar). 

Na quarta, 5 de outubro, das 15h30min às 17h, é a vez do projeto "Lendo o mundo com Ana: Identidde e Africanidade na Alfabetização", desenvolvido pelos alunos do 1º ano/EF. Na quinta, 6 de outubro, das 10h30min às 12h, acontece a defesa do projeto "Pequenos Guardiões da Natureza", desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil.

Convidamos as famílias para que, juntos, possamos torcer pela nossa Escola nas Audiências Públicas dos projetos. 

OS PRÊMIOS

O SINEPE/RS divulgou, no dia 23 de setembro, os projetos das instituições finalistas do 14º Prêmio Destaque em Comunicação, 11º Prêmio de Responsabilidade Social e 7º Prêmio Inovação em Educação. Dos 137 projetos inscritos, de 60 instituições do Rio Grande do Sul, 22 passaram para a segunda fase de avaliação.

Dois projetos do Colégio La Salle São João estão entre os finalistas do 11º Prêmio de Responsabilidade Social. “Lendo o mundo com Ana: identidade e africanidade na alfabetização”, desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, está concorrendo na categoria Desenvolvimento Cultural.

O projeto “Pequenos Guardiões da Natureza”, desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil, concorre na categoria Práticas Eco- Responsáveis. O projeto também será reconhecido com Certificado de Honra ao Mérito no 7º Prêmio Inovação na Educação, na categoria Área Fim (vide abaixo).

Na primeira etapa, os projetos foram avaliados virtualmente, por um grupo de especialistas, e os três melhores colocados em cada categoria passaram para a segunda fase de avaliação. Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de dezembro.

HONRA AO MÉRITO

Outros cinco projetos da Escola serão reconhecidos pelo SINEPE/RS com Certificados de Honra ao Mérito no 7º Prêmio Inovação na Educação, na categoria Área Fim. Tais projetos não foram finalistas, mas obtiveram nota igual ou superior a 8. São eles:

- Pequenos Guardiões da Natureza (Educação Infantil)
- Ler Faz Crescer - Formando leitores e escritores (2º ano/EF)
- Se esse bairro fosse meu... (3º ano/EF)
- Mostra Cultural Gaúcha (5º ano/EF)
- O Corpo Humano - A Fascinante Máquina da Vida (5º ano/EF)

Saiba mais sobre os projetos finalistas:

“Pequenos Guardiões da Natureza” - desenvolvido pela Educação Infantil do Colégio La Salle São João, o projeto envolve alunos e familiares em um significativo despertar de consciência ambiental. O projeto visa à prática de atitudes cotidianas para contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

De forma lúdica, os alunos são desafiados a cumprir missões ecológicas referentes aos quatro elementos da natureza - ar, água, terra e fogo. A cada missão cumprida, conquistam um selo para afixar na faixa de Pequeno Guardião da Natureza.

O projeto conta com a presença de Lótus, personagem fictícia criada para estimular a participação dos envolvidos e o trabalho imaginativo das crianças. Clique aqui e saiba mais.

“Lendo o mundo com Ana: identidade e africanidade na alfabetização” - desenvolvido pelo 1º ano/EF do Colégio La Salle São João, tem como objetivo promover a construção da escrita através da identificação das crianças com a obra “Ana, o cachorro e a boneca”, de Léia Cassol.

Busca oportunizar reflexões a partir das diferentes características e vivências individuais de cada aluno, essenciais no processo de construção da identidade. Promove, também, a valorização da cultura e o reconhecimento de tradições da África no nosso cotidiano.

Durante o projeto, os alunos desenvolvem ações como a construção de elementos africanos como vasos coloridos, máscaras, tambores e a Mancala, além da personagem Ana. Nesta edição, receberam a visita de Abiodun K. Fashola, pai de aluno nascido na Nigéria que partilhou a sua história e os aspectos da cultura africana com as turmas. Clique aqui e saiba mais.

< voltar