17/06/2016

Refugiados no Brasil é tema do IV Júri Simulado

Os principais desafios enfrentados no processo de integração dos refugiados no Brasil serão debatidos na quarta edição do Projeto Júri Simulado. O projeto, que envolve os alunos da 3ª série do Ensino Médio, foi reconhecido pelo SINEPE/RS como finalista do 6º Prêmio Inovação em Educação, em 2015.

Este ano, põe em pauta um assunto bastante discutido pela imprensa e pelos órgãos governamentais. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil possui atualmente (abril de 2016) 8.863 refugiados reconhecidos, de 79 nacionalidades distintas (28,2% deles são mulheres) – incluindo refugiados reassentados.

Os principais grupos são compostos por nacionais da Síria (2.298), Angola (1.420), Colômbia (1.100), República Democrática do Congo (968) e Palestina (376).

Entre os tópicos que serão estudados pelos alunos, divididos em grupos, estão emprego, cultura, saúde, preconceito, legislação e direitos humanos. As turmas também formam outros dois grupos: Advogados/Promotores e Logística.

Até o dia do julgamento, previsto para setembro, os alunos se responsabilizam por pesquisas e levantamentos de dados a respeito da temática. Os resultados são compilados em textos e imagens e postados em diários virtuais (blogs), cujos endereços podem ser conferidos abaixo.

O Projeto Júri Simulado é uma ação pedagógica que oportuniza a reflexão sobre temas diversos e desafia os alunos na atuação como defesa, promotoria, testemunhas e jurados. Estimula a pesquisa e a elaboração de premissas para argumentar e defender determinada posição.

Confira os blogs do Projeto:

Turma 231

Direitos Humanos