28/06/2013

4º realiza estudo sobre as Rochas.

Após pesquisa e coleta feita pelos alunos do 4º ano, os alunos concluíram que as rochas são matérias encontradas na natureza. Que o planeta Terra é rico em minerais e que esses minerais se diferenciam de acordo com os eventos naturais que ocorrem durante sua história geológica. Identificaram-se as áreas de onde são extraídos os cascalhos, suas formas e cores, bem como se são originários de rochas sedimentares, ígneas ou magmáticas, metamórficas. Percebeu-se que as rochas não são iguais e podem ser divididas em:

·         Sedimentares, como o arenito, o calcário e conglomerados (cascalhos comuns em cursos de água, das beiras dos rios): cascalhos (seixos) de quartzitos; cascalhos (seixos) dolomíticos; cascalhos (seixos) metamórficos; cascalhos de quartzo (ametistas) formados por camadas e grãos organizados, resultado das partículas depositadas em um determinado local por milhões de anos.

·         Ígneas ou magmáticas, como o basalto e o granito, diorito e andesito são lisas e têm granulação mais fina. (Constituídas após resfriamento de magma)

·         Metamórficas, como granito (gnaisse) e quartzito, mármore (calcária), ardósia (argila) constituídas por recristalização, com faixas paralelas e tonalidades claras (modificadas por alteração nas condições de temperatura e da pressão).

Principais usos: granito e mármore (pias de banheiro e cozinhas, assoalhos, paredes...) quartzo (massagem, enfeites, joias) basalto (calçamento de ruas, brita ...) outros.

Os alunos realizaram pesquisas no site, coletaram nos ambientes perto de suas casas, catalogaram, trouxeram e realizaram uma partilha sobre a experiência com a turma sobre cada tipo de pedra.