24/04/2013

Alunos visitam Museu Egípcio Itinerante.

Alunos visitam Museu Egípcio Itinerante. Museu Egípcio Itinerante

No dia 24 de abril os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Peperi fizeram uma viagem de estudos à Chapecó, acompanhados pelo Professor Tiago e pelo Professor Izanir, para visitar o Museu Egípcio itinerante, onde tiveram a oportunidade de entrar no universo da cultura milenar Egípcia.

A exposição compreende um acervo de 200 esculturas, múmias, sarcófagos, deuses, faraós e pinturas sobre papiros onde estão representados aspectos relativos à cultura, política, arte, economia e religião da civilização antiga do Egito. Durante séculos, o Antigo Egito foi um grande mistério da história das civilizações com as suas pirâmides, múmias, deuses, templos, faraós. Muitos desses mistérios só foram desvendados à partir de 1798 d.C. com a descoberta da Pedra de Rosetta e a decifração dos hieróglifos e com isso foram abertas as portas para a compreensão do Egito Antigo.

O artista plástico egípcio Essam Elbattal, começou em 1988, no seu atelier, ao lado do Museu Egípcio do cairo, a reprodução das peças mais ricas da história dessa civilização: faraós, deuses, jóias e papiros. Desde então expõe seu acervo pelo mundo colocando o Antigo Egito ao alcance de todos. Os alunos acompanharam uma apresentação da história dos Faraós, Deuses, Pirâmides e da Escrita, um espetáculo de som e luz. Essa atividade além de complementar os estudos em História, foi uma oportunidade de convivência e fraternidade entre os educandos.