03/09/2021

Volta às aulas no segundo semestre

A chegada de um novo semestre envolve a responsabilidade e a alegria em dar prosseguimento à educação dos pequenos. Dar prosseguimento ou dar início, já que neste ano a Escola La Salle viveu a entrada inédita de alunos em 2021.2, todos matriculados na Creche III. Antes da recepção, que aconteceu em agosto, a direção da escola ofereceu um almoço de confraternização aos colaboradores, com o intuito de “agradecer pelos dias letivos que passaram, além de motivá-los para o novo semestre”, nas palavras do diretor, Irmão Jardelino Menegat.

O cardápio do dia foi carne assada, acompanhada de salada de batatas, para além de arroz, feijão e verduras, refeição preparada com esmero pelas merendeiras da escola, Valda e Vilma, e por Sonia, que cuida da alimentação na residência dos Irmãos lassalistas. O aroma dos preparos tomava conta do refeitório dos pequenos, espaço que naquela ocasião foi ocupado pelos adultos. Estavam presentes no dia de comunhão a equipe pedagógica, as professoras, auxiliares administrativos e de Serviços Gerais. Cada pessoa imprescindível para o funcionamento da La Salle RJ, como lembrou o próprio diretor: “Agradeço à coordenação, à Maviane, à Maristela e à Elaine, que cuidam mais de perto da nossa escola. Mas este momento é também para agradecer a cada uma e a cada um de vocês, essenciais em seus fazeres”.

Um fazer que tem ainda mais sentido com a volta das crianças ao ambiente da escola. Se em 2020 foi preciso adaptar todas as atividades para que os estudos pudessem prosseguir em casa, 2021 segue sendo o ano de abrir as portas para voltar a oferecer o ensino presencial, seguindo todos os protocolos sanitários. No segundo semestre, as crianças continuam a se dividir em dois turnos (manhã e tarde) até que o retorno gradual e cuidadoso ao horário integral possa acontecer.

Com o término das férias, os alunos estavam animados para a volta das aulas. “Eu tava com saudades da escola e de fazer atividades”, disse a pequena Pâmela Reis, do Pré II, que, ao lembrar do que já aprendeu este ano, fez o movimento da letra S com as mãozinhas. Ela conheceu a consoante ao preparar Sorvete, por meio do  “Salada de Letras”. O aluno Noah Soares, também do Pré II, sabe de cór o objetivo desse projeto: “A gente faz e prova as comidas, aprendendo as letras”. Nas palavras de Noah, o lanche mais gostoso preparado até agora foi o “açaí”.

Já no retorno às aulas, as crianças conheceram alguns componentes do folclore brasileiro. Julio Cesar de Lima, da Creche III B, estava a caráter com a roupa da lenda que mais gostou: “do curupira”. E soube responder de imediato que o personagem protege “as florestas”. Miguel Valloury, do Pré II, lembrou de outra, aprendida ainda naquela semana, a lenda “da Vitória-Régia”. O que também está fresquinho na memória são as aventuras vividas nas férias: “Eu fui na piscina do meu amigo e dei um mergulho bem fundo. Também chupei picolé”. No dia em que Miguel concedeu a sua segunda entrevista ao site da La Salle RJ, o picolé não fazia parte do cardápio, mas outras delícias integravam a alimentação nutritiva dos alunos. Helena Teixeira, da Creche III A, falou sem rodeios qual é a sua combinação favorita (“pão com manteiga e Nescau”), que faz parte do café da manhã oferecido todos os dias na escola.

Ao que parece, os novos alunos, como Matheus Borges, da Creche III B, estão aproveitando cada aula. Devidamente protegido com uma máscara azul que trazia o seu nome, Matheus respondeu com segurança quando perguntado se está gostando da escola: “sim!”. O colega Noah, do último ano, sabe diversas atividades que Matheus conhecerá com o Tio Almir, na Educação Física: “A gente aprende e brinca. A gente brinca de futebol. Eu sou o lateral”, conta Noah.

E, assim, mais um semestre letivo teve início na Escola La Salle, com a letra “S” de saúde, segurança, sorvete, e com todo o alfabeto, do A ao Z, da aprendizagem ao zelo.

Por Maria Eduarda Barros / Revisão: Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ