19/08/2013

Salada de Letras: cultivando o hábito da leitura

* Por Karla Bustamante e Fernanda Golvêa

A literatura infantil, ferramenta fundamental para a aquisição de conhecimento, recreação, informação e interações necessárias ao ato de ler, é, instrumentalmente falando, um meio incrivelmente eficaz de fazer com que a criança comece a adquirir noções sobre a vida em sociedade, de forma natural e pessoal. Além de colaborar para a aquisição da leitura e da escrita, contribui para a formação integral do educando, auxiliando no processo de construção e atuação de um ser humano crítico, consciente, responsável e participativo na sociedade que está inserido.
O maravilhoso da literatura infantil é a capacidade que os pequenos estudantes possuem em torná-la real. Para eles, desde cedo, o mundo da fantasia corre paralelo ao da realidade, pois percebem o mundo através de suas emoções.
O corpo docente do CEPLAS-RJ tem como objetivo primordial a inserção da cultura da leitura no cotidiano de seus educando, em suas diversas funções, por isso, o dia a dia na escola é composto por atividades lúdicas, que desenvolvem aptidões para a construção do hábito e do gosto pelo ato de ler.
As educadoras realizam o seu planejamento pedagógico semanal incluindo, diariamente, literaturas infantis, vídeos, filmagens, brincadeiras, danças, cantigas, enfim, tudo o que represente a cultura e a comunicação.
Partindo desse pressuposto, os 3ºs períodos da Educação Infantil da instituição adotaram o livro “Salada de Letras”, escrito por Rosangela Maria de Mouro, que narra a trajetória da personagem Camila, uma menina que só queria saber de comer doces. A mãe, preocupada, tem uma ideia: “Camila, a partir de amanhã você escolhe o que comer, mas tem que seguir a ordem alfabética”. Cada dia uma letra!
A partir do enredo, os objetivos propostos acima são explorados e as letras do alfabeto são apresentadas semanalmente, de maneira lúdica. Após a contação da história, as professoras propõem a roda de conversa, e promovem um espaço para os questionamentos que surgem.
Uma cesta de alimentos e bonecos que representam a Camila e sua família embarcam nessa aventura e uma criança, ao fim da semana, leva a personagem com sua cesta para casa, e assim, a cada viagem, conhece a ordem alfabética e a importância de uma alimentação saudável. Na segunda-feira, a personagem e sua cesta retornam com um alimento que caracterize a letra apresentada durante o período.
Assim, a linguagem em suas diversas formas é desenvolvida e ampliada, pois a arte de observar, ler e sentir gera cultura. Dessa forma, espera-se que os alunos conquistem a oportunidade de explorar melhor e mais diversamente o mundo, com novas perspectivas e com novos olhares.