04/10/2013

Segurança externa ao colégio é tema de reunião

Buscar soluções para a segurança externa ao colégio foi a meta da diretora, Elisa Medeiros, na manhã da quarta-feira, (02/10). Juntamente com a equipe diretiva do colégio, foi realizada uma reunião com autoridades municipais e estaduais para conversar sobre a falta de segurança nas ruas do centro de Canoas, próximas ao La Salle.

No encontro, a diretora apresentou dados concretos através de uma pesquisa realizada pelo Grêmio Estudantil, que entrevistou 465 alunos que estudam no turno da manhã. Deste universo,  22 estudantes já foram assaltados e muitos em cima da passarela próxima a Fundação Cultural, porém, apenas cinco registraram ocorrência policial. A diretora Elisa explica que a escola tem incentivado todos a fazerem o registro. No ano passado, em parceria com a Brigada Militar, foi feita uma palestra para conscientizar e orientar os alunos sobre a segurança ao andar nas ruas. O horário de maior ocorrência de assaltos chamou a atenção dos participantes: 32% aconteceram entre 7h e 7h30min e 22% no horário entre 15h e 16h.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Delegado Guilherme Pacífico, ressaltou a importância do registro da ocorrência policial,  já que a investigação é planejada conforme os números estatísticos. O representante do  15º  Batalhão de Polícia Militar, tenente Hugo Kessler, reforçou a ideia que as árvores prejudicariam a visualização do espaço e, ainda o fato da escadaria da passarela ser desnecessária. Informou que a Brigada Militar irá reforçar o policiamento com motos nesta área.

A diretora Elisa já havia encaminhado ofícios sobre os assaltos frequentes nesta região e solicitado um monitoramento maior nos horários de entrada e saída do colégio. Os documentos foram enviados para as autoridades municipais e estaduais no ano passado e neste ano. Participaram ainda do encontro a diretora de Políticas de Segurança e Informações da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, Telassim Lewandowski, e o assessor, Alex Brandão; o coordenador da Revitalização da Região Central, Paulo Carvalho e a assessora, Lúcia Beatriz Nunes; o professor de História, Raul Cardoso, e representantes do Grêmio Estudantil.