16/08/2019

Província La Salle Brasil-Chile visita o Abel

“Por trás do colégio, há muito mais pessoas trabalhando em prol da educação lassalista. Essa missão é bem maior do que imaginamos”. As palavras de Bruno Amaral, secretário executivo e coordenador de projetos e eventos do La Salle Abel, reverberam um dos pilares das instituições lassalistas: a internacionalização, o fato de juntas constituírem uma Rede, presente em cerca de 80 países, e com mais de 300 anos de história. Esse sentido de pertencimento se intensificou entre os dias 7 e 9 de agosto, quando o colégio recebeu a visita de representantes da Província Brasil-Chile. Na Rede La Salle, as Províncias são unidades administrativas estabelecidas a partir de divisões geográficas e agrupamentos de projetos. A Província Brasil-Chile abarca 80 obras, localizadas em dez estados brasileiros, no Chile e em Moçambique.

A visita no início do mês, que se estendeu à Escola La Salle Rio de Janeiro e ao Unilasalle-RJ, teve como objetivo apresentar a nova equipe da Província, empossada este ano. Estiveram presentes o Diretor de Missão da Província, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk; a Coordenadora de Educação Básica, Maria Elisa Schuck Medeiros; a Coordenadora de Recursos Humanos da Rede La Salle, Patricia Cunha; e a Assessora Educacional da Rede La Salle (região Sudoeste), Neide Oliveira.

Além de reuniões com as equipes diretivas, o grupo também conversou com professores e colaboradores. Na ocasião, o Ir. Jorge Bieluczyk destacou os princípios e os propósitos da filosofia lassalista e lembrou que o aluno está no centro da missão educativa da Rede. Para Bieluczyk , todos são educadores, independentemente de fazerem parte do setor pedagógico ou do administrativo.

Por meio da vinda de seus representantes, a Província recebeu sugestões  e ouviu a impressão dos membros do colégio acerca da forma de educar da Rede. A aproximação  também permitiu mostrar que a Província está aberta a cultivar o diálogo e trabalhar em conjunto em prol da missão lassalista.

Assim como os educadores, os alunos puderam compartilhar suas opiniões. Representantes de turma do Ensino Médio participaram de reunião na visita provincial, no dia 7 de agosto. Eles mencionaram como pontos fortes do colégio a proximidade da direção com os estudantes e a aplicação do Projeto Bilíngue. “A reunião com os representantes foi importante para a Província compreender a visão dos alunos sobre como a mensagem lassalista está sendo transmitida. Com as contribuições deles, foi constatado que a tradição humanista é muito forte no Abel”, avaliou  Bruno Amaral. A característica é também um pilar da Rede, que une diferentes culturas, línguas e realidades em um só coração, um só compromisso e uma só vida, tal qual diz o lema da campanha de 300 anos do legado de São João Batista de La Salle.

Clique aqui para acessar as fotos da Visita Provincial