Educação Infantil

Educação Infantil

Na Educação Infantil do La Salle Abel a construção do conhecimento acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motora e cognitiva da criança. O desenvolvimento integral, um dos princípios da educação lassalista, é estimulado mediante atividades de socialização e convivência, de cuidado e de respeito com o outro, de conhecimento próprio e de desenvolvimento da autoestima e da autonomia.

A Educação Infantil é dividida nas seguintes etapas:

- Creche III: 3 anos completos até 31 de março de 2018
- Pré-escola I: 4 anos completos até 31 de março de 2018 
- Pré-escola II: 5 anos completos até 31 de março de 2018

Os turnos oferecidos são:

- Manhã: das 7h às 12h (com direito a um lanche)
- Tarde I: das 13h às 18h (com direito a um lanche)
- Tarde II: das 13h às 19h (com direito a um lanche e jantar)
- Integral I: das 7h às 18h (com direito a dois lanches e  almoço)
- Integral II:  das 7h às 19h (com direito a dois lanches, almoço e jantar)

Somos La Salle Abel

É a nossa segunda casa! Aqui, recebemos o carinho dos professores, dos colegas e de todos os que fazem parte dessa grande Família Lassalista. Quanto ao aprendizado, nos sentimos importantes, pois sabemos que estamos nos preparando para o futuro.

Giovana Tavares e Júlia Maciel Alunas do 4º ano do EF I

Principais Projetos Desenvolvidos

  • INFANTIL VIVA
    Fechar

    INFANTIL VIVA

    A partir dos diferentes campos de experiências, previstos na Base Nacional Curricular Comum – BNCC, e ainda valorizando as interações e as brincadeiras, temas variados foram pesquisados pelas crianças da Educação Infantil. Nesse sentido, possível destacar as esperiências relacionadas ao contexto da PRIMAVERA, quando as crianças investigaram as características de cada estação do ano, a relação das estações do ano com o movimento produzido pela Terra, as poesias que abordam tal temática e até compositores ilustres como Vivaldi e o concerto “As quatro estações”. Tudo foi permeado pelo protagonismo infantil e múltiplas vivências, que incluíram HISTÓRIAS, TEATRO, PINTURA, AMIGO-OCULTO DE FLORES, SPRING FAIR (feira da primavera a partir do uso de vocabulário em inglês), COZINHA EXPERIMENTAL, DESFILE DA PRIMAVERA, CULTIVO DE SEMENTES DE GIRASSOL e muito mais.

  • PROJETO ABELER
    Fechar

    PROJETO ABELER

    As crianças tiveram a oportunidade de momentos de contato com histórias e vivências variadas em prol da construção do gosto pela literatura: TEATRO, MUSICAL, POESIA e outros. Nesse sentido, foi possível viajar pelo mundo mágico dos textos dentro do Colégio e também fora dele, através do intercâmbio semanal de livros para a experiência de leitura em família.

  • PROJETO COMER BEM PARA VIVER BEM
    Fechar

    PROJETO COMER BEM PARA VIVER BEM

    Mediante o incentivo e a presença do SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL, as crianças desenvolveram atividades para reflexão acerca dos hábitos alimentares. Portanto, relacionando fantasia e realidade, ouviram história sobre o assunto, partilharam experiências e ainda degustaram frutas variadas, comparando sabores e descobrindo possibilidades.

  • PROJETO VALORES
    Fechar

    PROJETO VALORES

    A cada mês, o Serviço de Orientação Educacional elege um tema, na perspectiva dos valores, para a construção de um itinerário positivo de vida coletiva em cada turma.

  • PROJETO GOOGLE
    Fechar

    PROJETO GOOGLE

    Aproveitando a parceria do Colégio com o Google for Education, são exploradas as possibilidades de uso da tecnologia, mas também a importância de uma postura crítica diante dela.

  • PROJETO RECOMEÇAR PARA AVANÇAR
    Fechar

    PROJETO RECOMEÇAR PARA AVANÇAR

    Concluindo o primeiro semestre e seguindo para o recesso escolar, as crianças receberam uma proposta relacionada ao chamado “SACO DAS NOVIDADES DO RECESSO”. Nesse sentido, foram convidadas a colecionar itens para a memória do tempo de descanso (entradas de cinema ou teatro, fotos de momentos especiais, rótulos ou embalagens e outros) e posterior apresentação nas rodas de conversa. Porém, além disso, foram motivadas também ao processo de produção de BONECOS(AS) DE PANO (com rostos desenhados ou pintados, roupas e acessórios), transformando-os(as) em personagens especiais (criança, fada, princesa, jogador de futebol, Super Herói e outros) e companheiros(as) de aventura do recesso. Tudo isso mobilizou um recomeço repleto de significados e vínculos positivos. Diante da movimentação de volta às aulas, foi muito especial receber nossas crianças com as NOVIDADES INTERESSANTES documentadas e ainda com a alegria proporcionada pelos(as) BONECOS(AS) DE PANO