01/12/2015

Cultura

Livro de docente lassalista receberá Prêmio Jabuti

Livro de docente lassalista receberá Prêmio Jabuti

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Neste ano, o contemplou 27 categorias. Entre elas, a categoria Direito. E é nela que o Coordenador do curso de Direito do Unilasalle, Prof. Dr. Daniel Achutti, será premiado com o segundo melhor livro do país no ano de 2015.

A obra “Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal – Contribuições para Um Novo Modelo de Administração de Conflitos no Brasil”, publicada pela Editora Saraiva, ficou atrás apenas de “Direitos Fundamentais das Pessoas em Situação de Rua”, dos autores Ada Pellegrini Grinover, Gregório Assagra de Almeida, Miracy Gustin, Paulo Cesar Vicente de Lima e Rodrigo Lennaco, publicado pela Editora D’Plácido.

A obra é a tese de doutorado de Achutti defendida em 2012 com bolsa da PUCRS e apoio da Capes, que lhe proporcionou uma bolsa de doutorado sanduíche realizada na Universidade de Leuven, na Bélgica. De acordo com o autor, o tema do seu livro é considerado periférico na área do Direito, por isso, a colocação no prêmio o surpreendeu. “No período em que vivemos, de encarceramento, em que só se fala em prender, um livro que fala de abolicionismo penal ter tido tal colocação é interessante”.

Em sua 57ª edição, o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro, recebeu 2.573 inscrições. Os três livros que receberam a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada no dia 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

 

 

< voltar