02/12/2015

Educação Nacional

Escolas da Rede são agraciadas em premiação

Escolas da Rede são agraciadas em premiação Foto: Vinícius Roratto

Na noite desta terça-feira, 1º de dezembro, aconteceu a entrega dos Prêmios do SINEPE/RS, na PUCRS. Três instituições de ensino lassalistas do Rio Grande do Sul foram finalistas neste ano, e o resultado foi a celebração de dois ouros e dois bronzes, simbolizando os projetos reconhecidos na premiação do Sindicato.

Com “Leia! Embarque nessa aventura com o Turno Integral”, o Colégio La Salle Canoas conquistou ouro no 10º Prêmio de Responsabilidade Social (categoria Desenvolvimento Cultural) e também bronze por “Improving People”, no 6º Prêmio Inovação em Educação (categoria Gestão Pedagógica). O primeiro projeto incentiva a leitura entre os alunos, tornando-a um hábito prazeroso. O segundo tem foco no desenvolvimento do grupo de educadores da escola, com atividades que mesclam questões pedagógicas e ações de valorização dos professores.

O Colégio La Salle Dores também foi ouro. O projeto “Solidariedade e voluntariado: uma experiência de fé, fraternidade e serviço!” foi o grande destaque no 10º Prêmio de Responsabilidade Social (categoria Participação Comunitária. O projeto atende crianças e jovens de 0 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, de duas entidades beneficentes de Porto Alegre. As ações são elaboradas e operadas por jovens estudantes entre 13 e 16 anos do Grupo de Voluntariado, em parceria com o setor de Pastoral do Colégio.

"Este prêmio é o reconhecimento do trabalho em equipe, do protagonismo dos alunos e professores, da sensibilidade, da escuta e do olhar que temos para com o outro na busca do bem viver para todos. Estamos muito felizes”, afirmou a diretora do La Salle Dores, Fabiane Franciscone. Segundo o professor Ricardo Backes, responsável pelo Grupo de Voluntariado, “essa conquista é fruto de um trabalho de motivação união e responsabilidade. Essa prática que faz uma escola ser lassalista”.

Já o Colégio La Salle São João foi premiado com bronze pelo projeto “Júri Simulado”, no 6º Prêmio Inovação em Educação (categoria Área Fim). A proposta oportuniza reflexões sobre temas diversos, e a ação pedagógica possibilita que os alunos sejam desafiados atuando em papéis como juiz, defesa, promotoria, testemunhas e jurados.

Ainda durante a noite de premiação, os Colégios La Salle Carmo e La Salle São João estiveram entre as instituições de ensino que receberam certificados de Honra ao Mérito por seus projetos.

A Rede La Salle orgulha-se de mais essas conquistas! Parabeniza também o empenho e as iniciativas de suas instituições participantes dos Prêmios do SINEPE/RS desse ano, no desejo de que os projetos sigam evoluindo e cumprindo seu papel transformador na sociedade.