28/01/2015

Educadores reúnem-se nas Jornadas Pedagógicas

Educadores reúnem-se nas Jornadas Pedagógicas Equipe do La Salle São Carlos

Na Rede La Salle, o ano inicia com as Jornadas Pedagógicas nas Comunidades Educativas de Educação Básica. Estes momentos são oportunidades para discussão de propostas, de aprimoramento do fazer pedagógico e de perspectivas conjuntas. Nesse ano, as Escolas têm a missão de realizar um estudo aprofundado da Proposta Educativa Lassalista e, a partir desse, guiar as atividades e projetos para 2015.

Um exemplo é o La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre/RS, no qual os professores envolveram-se em dinâmicas, reflexões teóricas e na retomada do planejamento pedagógico. Também houve oportunidade para apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2015.

Educadores do La Salle São Carlos/SP abordaram diferentes assuntos relacionados à educação, sendo as Jornadas essenciais para a formação continuada dos profissionais. No La Salle Manaus/AM, gestores da instituição e equipe pedagógica se reuniram para planejar o ano letivo e revisar os Guias do Estudante e do Professor, que são os documentos de identidade da Escola e que indicam caminhos e objetivos educacionais a serem atingidos. As Jornadas foram também momento de integração dos educadores, ocasião em que os novos contratados foram recebidos pelos colegas mais antigos.

O Colégio La Salle Toledo/PR também deu início às reuniões e trabalhos especiais com os educadores. Entre as atividades ocorrem a apresentação dos novos integrantes da comunidade, o estudo e o aprofundamento sobre a Campanha da Fraternidade 2015, as reflexões sobre a Proposta Educativa Lassalista e o Treinamento Vivencial. As aulas iniciam em 05/02 para todos os alunos.

Já no La Salle Águas Claras/DF, o Serviço de Pastoral realizou um momento de oração e reflexão. Na ocasião, o Diretor Ir. Valdemiro Titton apresentou o novo Vice-Diretor, Ir. Waldo Schneider. Em clima de descontração e alegria, houve a presença da equipe do programa local Estilozzo TV, que registrou o momento e interagiu com os participantes.

As Jornadas Pedagógicas ocorrem por regiões de atuação, com um ingrediente em comum: a integração, fundamental para possibilitar o reencontro dos professores e a mobilização intelectual. A programação nos colégios da Rede segue com a apresentação dos novos colaboradores, com as metas para o ano, com a discussão de propostas, palestras, entre outros tópicos específicos de cada unidade.