06/11/2014

A Química como motivação para aprender mais

A Olimpíada Brasileira de Química, realizada no dia 30 de agosto, em Novo Hamburgo/RS, destacou o estudante lassalista Pedro Henrique Lanfredi. Aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Caxias, de Caxias do Sul/RS, ele conquistou bronze na competição nacional, obteve segundo lugar na classificação estadual e primeiro no município gaúcho.

O esforço e a dedicação em casa foram muito grandes para alcançar esta vitória. O foco no objetivo foi também essencial: compreender a importância da disputa e dar o seu melhor. Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Pedro sente-se preparado, já que tem um histórico excelente em olimpíadas anteriores: obteve Menção Honrosa na nacional e 5°, 3° e 1° lugares na Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul em diferentes anos.

Com o talento descoberto, prestará vestibular para Engenharia Química. “Consegui ser um melhor aluno depois de me dedicar às olimpíadas, e meu rendimento foi refletido em sala de aula. Estudar química tornou-se até mesmo uma distração, uma maneira de descansar o cérebro com algo muito prazeroso”, afirmou o estudante.

Lilian Pedruzzi, professora de Química do La Salle Caxias, sempre esteve presente para tirar dúvidas e ajudar na solução de exercícios complexos. “É uma satisfação muito grande poder auxiliar os alunos em momentos tão importantes e vê-los devidamente recompensados. Incentivamos os estudantes a serem autodidatas, a fazerem o ‘aprender a aprender’ e, consequentemente, a serem livres para as escolhas que os guiarão ao longo da vida.”

Na modalidade B desta Olimpíada, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, o conteúdo é amplo, complexo e acumulado. Como dificuldade extra, ocorreu em agosto, quando Pedro ainda não estudara diversos conteúdos cobrados na prova e dependia dele mesmo buscá-los. A medalha será entregue em Fortaleza/CE, no dia 28 de novembro.