04/09/2014

Semana da Pátria incentiva práticas cidadãs

Semana da Pátria incentiva práticas cidadãs Alunos do CEPLAS-RJ celebram o Brasil

As comunidades educativas da Rede La Salle celebram a Semana da Pátria 2014 com reflexões sobre o Brasil. Horas Cívicas, desfiles, hasteamento da Bandeira e debates marcam os festejos que relembram 07 de setembro de 1822.

Explorando a criatividade, a turma do 2º período do CEPLAS-RJ, de Niterói/RJ, confeccionou chapéus, espadas e bandeiras, utilizando materiais recicláveis. A atividade integrou o subprojeto “Primavera e Sustentabilidade”. No Colégio La Salle Toledo, no Parará, a Semana da Pátria traz aos alunos o desafio de refletir sobre o legado que as novas gerações deixarão ao país, promovendo melhorias e mais cidadania.

Já o Serviço de Pastoral do Colégio La Salle Brasília, no Distrito Federal, realizou o 20º Grito dos Excluídos, ação organizada pelos movimentos e entidades populares da Bahia, pelo Fundo Nacional de Solidariedade e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O La Salle Canoas, no Rio Grande do Sul, organizou debates em sala de aula sobre os principais fatos históricos referentes à Independência do Brasil e os reflexos desse episódio nos dias atuais.

“Relembrar o dia em que nos tornamos independentes faz com que essa data promova uma grande reflexão do que é ser independente. Assim, os alunos ampliam a criticidade observando a necessidade de serem cidadãos cumprindo com seus direitos e deveres”, afirmou Rosemari Fackin, Assessora Educacional da Rede La Salle.