27/08/2014

Eventos

EPEL reúne educadores lassalistas do Mato Grosso

EPEL reúne educadores lassalistas do Mato Grosso

O Encontro Provincial de Educadores Lassalistas 2014 de Lucas do Rio Verde foi realizado em 23 de agosto em Rondonópolis/MT e teve como objetivo a integração e a formação dos colaboradores da Rede La Salle nos princípios e práticas da espiritualidade e pedagogia de São João Batista de La Salle. O tema geral do EPEL deste ano é Educação Lassalista do Século XXI: Trabalhando Habilidades, Competências e Valores. 

Pela manhã, houve momento para acolhida com café da manhã e celebração eucarística. Em seguida, os participantes puderam assistir à abordagem realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Rondonópolis, quando o Ir. Ignácio Lúcio Weschenfelder, Reitor do Unilasalle-RJ, inicialmente fez uma reflexão sobre a música “One La Salle”. Após, deu prosseguimento com o tema do evento, expondo o vídeo “Capacidades, Habilidades e Competências”, de Celso Antunes, trazendo indagações.

Em sua abordagem, Ir. Ignácio discorreu sobre quais as competências os educadores devem adquirir para o desenvolvimento de uma Pedagogia em que todos são vencedores. Destacou também a importância do desenvolvimento das capacidades emocionais na aprendizagem, trabalhando com um espírito inventivo. Após, Ir. Ignácio apresentou o texto “God made a Teacher” – “Deus fez um Professor”, quando os participantes puderam fazer uma reflexão acerca do desenvolvimento da Identidade do(a) Educador(a) Lassalista – um Projeto de Professor fundamentado no espírito de fé e zelo de acordo com a visão de São João Batista de La Salle.

À tarde, os participantes refletiram sobre os temas e propostas discutidos durante a manhã, por meio de grupos de socialização.

Para o Diretor Geral da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, Ir. Nelso Antonio Bordignon, este foi um encontro significativo. “Nós, de Lucas do Rio Verde, nos deslocamos até aqui para junto com a comunidade de Rondonópolis festejar os 50 anos de presença Lassalista nesta região e darmos, assim, uma alegria e trazer também o significado desta formação Lassalista que vem acontecendo aqui. Então é um momento significativo para a formação pessoal, a integração das pessoas que compõem as unidades educativas e também para a comunidade que nos ouve.” 


< voltar