26/08/2014

Unidades educativas celebram a cultura brasileira

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi uma ocasião que homenageou as raízes culturais brasileiras. Para marcar a data, as comunidades educativas da Rede La Salle realizaram atividades especiais.

Em Manaus, estudantes do Ensino Fundamental I do Centro Educacional La Salle reapresentaram no Dia do Folclore algumas das danças exibidas na Festa Junina da instituição. Segundo a professora orientadora, Margarethe Rezzutt, o objetivo da reapresentação foi oportunizar aos alunos o aprendizado da importância cultural em um universo tecnológico, como o dos dias atuais. “Os estudantes passam a entender mais a força da cultura popular, que não se pode deixar perder pela substituição de jogos eletrônicos, da informática, das mudanças do mundo em geral. Mas utilizar a tecnologia a favor, para difundir a grandeza da nossa cultura”, relatou.

No Rio Grande do Sul, alunos do La Salle Carazinho envolveram-se em diversas atividades lúdicas na biblioteca do Colégio. Entre elas, a contação das lendas do Saci Pererê, Iara, Boitatá, Bumba-meu-boi, Curupira e Boto Cor-de-rosa com fantoches recicláveis.

Outras unidades da Rede trabalharam, no mês de agosto, com atividades culturais. Um exemplo é o Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul/RS, que levou aos alunos do Pré II o universo da capoeira, expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, e música. A atividade integra as ações do Projeto Mundinho, que terá continuidade em setembro.

No Rio de Janeiro, estudantes do 8º ano do La Salle Abel, integrantes da Pastoral da Juventude Lassalista (PAJULA), participaram de uma ação de voluntariado no Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS-RJ). Com direito a roda de música, brincadeiras e teatro de fantoches, os jovens animaram a tarde dos pequenos.