18/08/2014

Café com Letras agita La Salle Canoas

Em 13 de agosto, o Colégio La Salle Canoas/RS realizou mais uma edição do Café com Letras, projeto da disciplina de Literatura Brasileira, desenvolvido com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. O projeto teve a coordenação das professoras de Língua Portuguesa Janice Rodrigues Gomes e Jaqueline de Quadros Barboza, que orientaram os alunos a elaborar suas apresentações.

De acordo com a educadora Janice, a primeira fase do projeto aconteceu no 1º trimestre de 2014, quando os estudantes, divididos em grupos de até sete alunos, escolheram um livro a partir de uma lista sugerida pelas professoras. “Após a leitura, os alunos participaram de um Seminário de Literatura, no qual compartilharam a história de seu livro com os colegas.”

A segunda etapa do Café com Letras, que aconteceu na última semana, foi o evento organizado pelos educandos na área externa do Salão de Atos da escola, onde cada grupo teve que expressar de forma criativa a obra trabalhada. “No dia do evento, cada grupo tem direito a um espaço, que deve ser organizado pelos alunos levando em conta a obra escolhida. Os grupos também trazem um prato e uma bebida para o ‘Café’, que é partilhado com os visitantes, alunos das outras turmas do Ensino Médio e 8ª séries”, disse Janice.

Jaqueline de Quadros Barboza, professora e uma das orientadoras do projeto, explicou que os estudantes utilizam vários recursos para expressar a obra escolhida, como a decoração do seu espaço, os pratos oferecidos e a caracterização dos componentes de grupo. “Tal atividade incentiva, além da leitura, a criatividade, a interação, a troca de ideias sobre a leitura e, acima de tudo, trata-se de uma forma diferente de enxergar a arte literária, que possibilita ao leitor o uso da imaginação de maneira mais lúdica.”

Segundo Neiva Pacheco, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, o projeto objetiva potencializar o hábito de leitura favorecendo a capacidade de expressão, clareza e organização do pensamento. “O Café com Letras oportuniza aos participantes da construção dos trabalhos e aos alunos visitantes a aproximação com os livros, a familiarização com as obras escolhidas pelos grupos numa atividade prazerosa, criativa e integradora.”

Saiba mais sobre esse e outros projetos do La Salle Canoas em: www.lasalle.edu.br/canoas